Concurso Araruama-RJ: sai convocação para avaliação psicológica

A Prefeitura de Araruama, no Rio de Janeiro, publicou a convocação para a etapa de avaliação psicológica para candidatos à guarda civil.

Autor:
Publicado em:25/11/2019 às 08:25
Atualizado em:25/11/2019 às 08:25

No último domingo, dia 24, foi publicado o edital de convocação para a etapa de avaliação psicológica do concurso para a guarda civil da prefeitura de Araruama, no Rio de Janeiro. A análise está marcada para o dia 1° de dezembro. Os candidatos podem conferir o edital de convocação no site do Instituto INCP, organizador.

O exame será realizado no Colégio Municipal Professora Nair Valladares (Rua Mario Alves, 99, Centro, Araruama-RJ). A avaliação terá início às 8 h.

De acordo com o edital de convocação, os candidatos deverão comparecer ao local de prova com uma antecedência mínima de 30 minutos antes de seu início, portando o documento original de identidade. 

Para realização do exame, os concorrentes deverão utilizar caneta esferográfica azul ou preta e dois lápis pretos n°2. No edital de convocação, a organizadora listou algumas recomendações para as horas que antecedem a avaliação psicológica:

  1. Dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos oito horas de sono; 
  2. Alimentar-se adequadamente no café da manhã e almoço, com uma refeição leve e saudável; e
  3. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

+ Medo te paralisa? Saiba como vencê-lo

Avaliação verificará características cognitivas e de personalidade dos candidatos

A avaliação psicológica é realizada mediante um conjunto de procedimentos objetivos e científicos utilizados para identificar aspectos psicológicos do candidato. Os processos adotados no exame serão validados em nível nacional, além de serem aprovados e autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Durante o exame serão verificadas as características cognitivas e de personalidade dos concorrentes. Os testes serão aplicados por psicólogos devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia, sob coordenação direta da organizadora.

Durante a prova, serão avaliados traços de personalidade incompatíveis à contratação para o cargo de guarda civil. Dentre os principais traços que serão considerados incompatíveis, estão:

  • Descontrole emocional; 
  • Descontrole da agressividade; 
  • Descontrole da impulsividade; 
  • Alterações acentuadas da afetividade; 
  • Dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal; 
  • Funcionamento intelectual abaixo da média, associado ao prejuízo no comportamento adaptativo e desempenho deficitário de acordo com sua idade e grupamento social.

A etapa tem caráter eliminatório. O candidato poderá obter um dos três resultados seguintes:

Indicado: perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;
Contra indicado: perfil psicológico incompatível ao perfil do cargo pretendido;
Faltante: não compareceu à avaliação ou deixou de concluir qualquer parte que compõe o exame;

A organizadora especifica que a contraindicação no exame psicotécnico não caracteriza existência de transtornos mentais. Significa, apenas, que no momento da realização do teste o candidato não estava dentro dos parâmetros exigidos para o exercício da função pretendida.

Os que não foram aprovados na avaliação psicológica ainda poderão conhecer as razões de sua não recomendação na etapa de entrevista devolutiva. O concorrente poderá comparecer à entrevista acompanhado, ou não, de um psicólogo.

A oferta para a guarda civil de Araruama-RJ é de 100 vagas. A função é destinada a quem tem o nível médio completo.

Prefeitura de Araruama-RJ
Prefeitura já homologou concurso para diversos cargos
(Foto: Reprodução/Facebook)

Resultado final para o Magistério foi homologado

A Prefeitura de Araruama-RJ publicou a homologação do resultado final para o Magistério, no dia 22 de novembro. A classificação final tinha sido divulgada no dia 14 de novembro. 

Com a homologação, passa a ser contada a validade de dois anos, prorrogáveis por igual período. Agora, o concurso para os cargos constantes no primeiro edital publicado pela prefeitura encontra-se devidamente homologado, para todos os cargos.

O documento, publicado em julho deste ano, continha 1.818 oportunidades, para funções de todos os níveis. Havia chances para agentes de serviços gerais, motorista, oficial administrativo, técnico em Raio X, técnico em Enfermagem, enfermeiro, entre outros.

Para professores, foram oferecidas vagas nas especialidades de professor II Magistério (Zona Urbana/Rural), Educação Artística, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Educação Especial e Educação Física.

As oportunidades para o Magistério ainda contemplaram as funções de secretário escolar, orientador pedagógico, orientador educacional, merendeira, monitor de transporte escolar e  auxiliar de disciplina.

As remunerações variam de acordo com a função pretendida, podendo chegar a R$2.194,87. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade empregatícia aos servidores.

Ainda no dia 22 a prefeitura divulgou o resultado dos exames médicos admissionais, realizados entre os dias 8 e 14 de novembro. A lista completa dos profissionais considerados aptos está disponível no site do Instituto INCP, organizador.

Candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos

Todos os candidatos do concurso para a Prefeitura de Araruama-RJ foram avaliados por meio de provas objetivas. Os exames foram aplicados em diferentes datas, dependendo do cargo concorrido e nível de escolaridade. As aplicações foram realizadas nas seguintes datas:

  • Dia 28 de setembro — Tarde: agente de serviços gerais leves; auxiliar de disciplina; e maqueiro;
  • Dia 29 de setembro — Manhã: merendeira; vigia; cuidador; instrumentador cirúrgico; técnico em Raio X; técnico em Higiene Dental; técnico em Laboratório; e secretario escolar;
  • Dia 29 de setembro — Tarde: professor II – Magistério (Zona urbana/ Rural); artífice especializado – jardineiro e Pedreiro; coveiro; monitor de transporte escolar; motorista (operador de máquinas);  motorista categoria “B”; e motorista categoria “D”;
  • Dia 5 de outubro — Tarde: oficial administrativo;
  • Dia 6 de outubro — Manhã: técnico em enfermagem; orientador pedagógico; orientador educacional; pedagogo; e professor I;
  • Dia 6 de outubro — Tarde: assistente social; biólogo; dentista; enfermeiro; engenheiro civil; farmacêutico; fonoaudiólogo; médicos (todas as especialidades); nutricionista; orientador Social; psicólogo; e terapeuta Ocupacional.

A prova para os níveis fundamental e médio foram compostas por 40 questões. Os candidatos tiveram três horas para responder o exame. Já a prova para o nível superior teve 50 itens, podendo ser respondida em até quatro horas.

O conteúdo da avaliação também variava. Foram cobrados itens de Língua Portuguesa, Matemática (Raciocínio Lógico), Conhecimentos Gerais/locais, Legislação Municipal, Noções de Saúde Pública, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos Pedagógicos, variando de acordo com a função.

Os candidatos às vagas do Magistério ainda passaram por uma avaliação de títulos. Já os concorrentes às vagas da guarda civil foram submetidos a um teste de aptidão física.