Concurso Areal-RJ: segundo edital atrai mais de 5 mil candidatos
O concurso Areal, no Estado do Rio de Janeiro, atraiu mais de 5 mil candidatos em seu segundo edital, que conta com 115 vagas mais cadastro.
Autor:
Publicado em:20/12/2019 às 15:00
Atualizado em:20/12/2019 às 15:00
Mais de 5 mil candidatos estão inscritos no segundo concurso Areal, no Estado do Rio de Janeiro. O edital de homologação das inscrições foi publicado na última quinta-feira, 19, no site da Gualimp, banca organizadora.
Os recursos contra o edital de homologação das inscrições pode ser feito a partir desta sexta-feira, 20, até as 23h59 do dia 30 de dezembro. De acordo com a relação, foram confirmadas 5.104 candidaturas.
A maior concorrência será na carreira de assessor administrativo, de nível médio. Com duas vagas, o cargo teve 469 inscritos, gerando uma disputa de 234 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou o procurador municipal, com cerca de 200 candidatos por oportunidade.
Nível fundamental: agente administrativo; agente comunitário de saúde; agente de combate a endemias; almoxarife; auxiliar de saúde bucal; bombeiro hidráulico; calceteiro; condutor de veículo de urgência; eletricista predial; gesseiro; mecânico para veículos leves e pesados; motorista (categoria D); operador de máquina pesada; orientador social; pedreiro; pintor; e recepcionista.
Nível médio, normal e/ou médio técnico: agente de defesa civil; assessor administrativo; auxiliar de secretaria; cuidador de creche; desenhista projetista; guarda ambiental; guarda municipal; guarda parques; inspetor de disciplina; maqueiro; professor de educação infantil; professor de ensino fundamental; secretário escolar; técnicos (Agrícola, Contabilidade, Informática, Enfermagem, Saúde Bucal e Radiologia); e topógrafo.
Nível superior: procurador municipal.
Concurso Areal-RJ terá até três etapas
Os candidatos do segundo concurso Areal-RJ serão avaliados em até três etapas, sendo elas: provas objetivas, discursivas, práticas ou Teste de Aptidão Física (TAF) e de títulos.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, conforme o anexo IV do edital. O exame contará com 40 questões, que serão distribuídas por disciplinas de: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.
As exceções serão os cargos de professor e procurador. No primeiro caso, as perguntas serão de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Pedagógicos. Já o procurador deverá responder a 40 questões Específicas.
Será aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, cerca de 50% dos pontos em cada disciplina. Os 20 primeiros concorrentes habilitados nas provas objetivas, no cargo de procurador, realizarão ainda uma prova discursiva no dia 15 de março.
No mesmo dia (15 de março) serão realizados os exames práticos e o TAF. A avaliação prática ocorrerá para os candidatos aos cargos de motorista, operador de máquina pesada e condutor de veículos de urgência. Já o TAF será aplicado para os guardas (municipal, parques e ambiental).
Por fim, os aprovados nos cargos de procurador e professor deverão enviar seus títulos autenticados até o dia 24 de abril. O resultado final do concurso Areal-RJ está previsto para o dia 12 de maio de 2020.
Após esta etapa, os aprovados poderão ser convocados, durante o prazo de validade da seleção, que será de dois anos, cabendo prorrogação por igual período. O regime de contratação será o estatutário. Já os ganhos iniciais irão variar entre R$998 e R$4.760,37.
Os habilitados nos cargos de agente comunitário de saúde e de combate a endemias ainda deverão concluir um curso introdutório de formação inicial e continuada, antes da posse. O mesmo ocorrerá para o guarda municipal, que deverá realizar um curso de formação.