Concurso SED-MS: governo amplia número de vagas para área de apoio
A oferta do concurso SED-MS foi ampliada em 25 vagas para cargos de apoio à Educação Básica, por decisão do governo do Estado
Autor:
Publicado em:07/11/2019 às 15:20
Atualizado em:07/11/2019 às 15:20
O governo do Mato Grosso do Sul ampliou a oferta do concurso SED-MS em 25 vagas na área de apoio. Isso representa mais chances para os excedentes serem convocados. O aumento foi feito por meio de um decreto publicado no Diário Oficial de 1º de novembro.
A seleção para Secretaria de Estado de Educação foi aberta em 2018, para os cargos de assistente de atividades educacionais, agente de limpeza e agente de merenda. Os salários chegaram a R$1,3 mil. As vagas da ampliação são um completo as 500 oferecidas inicialmente para área de apoio à Educação Básica.
Assim como as demais, elas serão preenchidas por aprovados em todas as etapas do concurso, conforme a ordem de classificação e enquanto a seleção estiver válida. Para a função de assistente de atividades educacionais, por exemplo, foram adicionadas cinco vagas.
Desse total, uma é para o município de Água Clara, uma para Aparecida do Taboado, uma para Aquidauana, uma para Iguatemi e uma para Três Lagoas. Há ainda oito novas chances para agente de merenda nas cidades de Antônio João, Campo Grande e Aparecida do Taboado.
A ampliação também é válida para 12 oportunidades de agente de limpeza. Nesse caso, serão chamados aprovados no concurso SED-MS para as localidades de Aparecida do Taboado, Camupuã, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba e Assentamento Nova Itamarati.
As oportunidades que não forem providas para cotistas negros, indígenas ou pessoas com deficiência por falta de aprovados serão preenchidas pelos demais aprovados. Isso seguindo a ordem de classificação, função e município.
Divulgado em outubro de 2018, o edital do concurso SED-MS trouxe a oferta de mil vagas. Desse quantitativo, mil foram para professor e 500 para cargos de apoio à Educação Básica. Tais oportunidades foram para os níveis fundamental, médio e superior.
Para a área de Apoio as chances foram nas funções de agente de merenda, agente de limpeza e assistente de atividades educacionais.
Para os postos de agente, os candidatos precisaram ter o nível fundamental completo. Já para de assistente de atividades educacionais, foi necessário comprovar o nível médio.
A banca organizadora é a Funrio, que cobrou uma etapa única para área de apoio: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Para assistente de atividades educacionais, foram 70 questões distribuídas por Língua Portuguesa (25), Raciocínio Lógico (15), Noções de Informática (15) e Conhecimentos Específicos (15).
Já para as funções de agente (limpeza e merenda), o exame teve 60 perguntas, entre Língua Portuguesa (15), Matemática (15) e Conhecimentos Específicos (30).
Foi aprovado na etapa o candidato que, concomitantemente, obteve pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos da prova. Além de não zerar em nenhuma das disciplinas.
Com a homologação do resultado final, o concurso SED-MS está válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse tempo, as convocações podem ser realizadas.