Quais temas mais cobrados em Direito Administrativo na 1ª fase OAB?
O professor de Direito Administrativo da Folha Cursos OAB, Igor Daltro, deu dicas de preparação para a 1ª fase do Exame de Ordem.
Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 17:41
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10
Na 1ª fase do Exame de Ordem Unificado, Direito Administrativo tem seis questões e, por isso, está entre as disciplinas com maior peso — representa 7,5% de toda a prova objetiva.
Visto isso, se você está se preparando para o Exame da OAB, essa é uma das matérias que merece atenção nos seus estudos. O professor de Direito Administrativo da Folha Cursos OAB, Igor Daltro, deu dicas para te ajudar na sua preparação.
Tomando como referência somente os exames aplicados pela FGV, historicamente, os temas mais cobrados em Direito Administrativo são:
Agentes públicos (sentido amplo, que engloba: conceito, classificação e, principalmente, lei 8.112/90 e disposições constitucionais da Administração);
Serviços públicos;
Organização administrativa; e
Intervenção do Estado na propriedade.
Segundo o professor, esses temas, se somados, correspondem a mais de 50% das questões de Administrativo. Além disso, há outros temas secundários que devem estar nos seus estudos: licitações públicas; improbidade administrativa; responsabilidade civil do Estado; e controle da administração.
E como organizar os estudos?
"Sobre a organização dos estudos, eu, particularmente, entendo ser interessante o candidato estudar duas ou três matérias por vez até esgotar todo o seu conteúdo ou, ao menos, os tópicos mais cobrados elencados para o seu estudo", conta Igor.
A sugestão do professor é apenas começar os estudos de uma nova matéria após terminar outra. "Se possível, intercale disciplinas que gosta com as que gosta menos", acrescenta.
Outra dica é fazer todas das questões das provas antigas da FGV. "São mais de 30 exames à sua disposição. Há uma série de plataformas que os oferecem estas questões, como, por exemplo, a Folha Cursos OAB."
Estudando para o Exame de Ordem 2021? Conheça a Folha Cursos OAB
Segundo o professor, raramente a banca cobra conceitos. "Tem como hábito apresentar um caso e exigir do candidato a aplicação dos seu conhecimento ao caso concreto de forma a identificar a assertiva correta. Eu ressaltaria, ainda, a interdisciplinaridade."
Quais materiais indicados para o estudo da área?
Para o professor, a escolha dos materiais de estudo varia de candidato para candidato. Ele reforça que não há jeito certo ou errado e que cada um pode escolher aquele material que melhor funciona para si.
"Alguns gostam de vídeo aulas, da leitura de um livro de doutrina. Outros preferem resumos, apostilas, ou predileção por mapas mentais. Não há jeito certo de estudar. Há o jeito que funciona para você", explica.
No entanto, em todos os modelos de estudos, alguns itens são compulsórios:
exercícios de forma abundante;
ciclos de revisão de conteúdo;
atualização legislativa e jurisprudencial.
Cuidados na véspera da prova
Boa noite de sono, alimentação leve e evitar aborrecimentos são algumas das dicas que o professor dá para a véspera da avaliação. "Tudo que tinha que ser feito foi feito. Não é possível que em algumas poucas horas na véspera você tirará todo o atraso."
O professor complementa:
"Habitualmente os candidatos surtam quando tentam fazer leituras na véspera. Lembro-me da minha época de Exame da Ordem. Estava certo de um tema de Tributário, fui ler uma doutrina minoritária na véspera, a questão caiu e eu a errei, pois havia desconstruído o meu raciocínio", relata.
Se você quer estudar algo um dia antes, Igor indica assistir ao aulão da véspera. "Guiado por nós, professores e especialistas no Exame, você desfrutará de conhecimento, assertividade, objetividade e, ainda, de uma energia positiva que elevar seu espírito e certamente ajudará na sua aprovação".
E, por fim, ele deixa uma mensagem para você que está se preparando para o Exame de Ordem:
"Ser advogado é aptidão, vocação e coragem. Cito aqui Rui Barbosa: 'o advogado pouco vale nos tempos calmos; o seu grande papel é quando precisa arrostar o poder dos déspotas, apresentando perante os tribunais o caráter supremos dos povos livres'."
Como são abordados os conteúdos de Direito Administrativo na Folha cursos OAB?
Na Folha Cursos OAB, você tem acesso aos conteúdos de maneira assertiva e sem enrolação. "Não há uma questão do Exame da Ordem da era FGV sequer cujo conteúdo não é abordado em nosso curso. Até mesmo no intensivo", conta o professor.
Durante a preparação, você contará com um material bem elaborado, aulas objetivas, mas também densas, quando necessário. Isso tudo sempre te estimulando a raciocinar juridicamente.
Além de um time de professores especialistas, na Folha Cursos OAB você terá:
⇒ Material teórico para estudo em PDF e videoaulas.
⇒ Questões objetivas de provas anteriores comentadas.
⇒ Simulados que avaliam suas chances em relação ao tempo e o edital da prova.
⇒ Raio-X OAB - avaliações com inteligência artificial que indicam seus pontos fracos e fortes.
⇒ Inteligência artificial - método inovador para a sua preparação.
⇒ Controle de Estudos - a nossa inteligência define o tempo ideal de dedicação para cada disciplina.