Após aporte de USD 30 milhões, Kovi tem crescimento acima do previsto

Kovi recebeu 30 milhões de dólares de aporte em 2019 e comemora 2020 com crescimento acima do previsto e aumento na procura por locação de autos em meio à pandemia.

Autor:
Publicado em:02/12/2020 às 09:00
Atualizado em:02/12/2020 às 09:00

Há pouco mais de um ano,em novembro de 2019, a Kovi, maior startup de locação de automóveis para motoristas de aplicativos, recebeu 30 milhões de dólares em rodada de investimento liderada pela Global Founders Capital. 

O aporte fortaleceu as operações da empresa na capital paulista, além de permitir a abertura do mercado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e na Cidade do México. O investimento também deu suporte para a contratação de mais colaboradores, além de outros investimentos em tecnologia e segurança.

Em 2018, a startup tinha seis colaboradores e três condutores. Hoje, são mais de 250 profissionais no time e foram abertas mais de 60 vagas durante a pandemia. 

Segundo dados do Censo do setor de aluguel de veículos, com informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), no final de 2019, o Brasil contava com 10.812 empresas de locação de veículos. 

De acordo com o estudo, juntas, as empresas geraram 75.104 empregos diretos no país. E a Kovi destaca que foi uma destas empresas. 

No início das suas operações, em 2018, eram apenas três pessoas. Em novembro do ano passado, já eram 146 colaboradores. E em outubro deste ano, a empresa já somava 259 pessoas.

Durante a pandemia, a empresa abriu 63 vagas, um crescimento de 64%. Com a recente mudança de escritório em São Paulo, agora a Kovi tem capacidade para 600 pessoas.

O que + você precisa saber:

Startup apresentou crescimento de mais de 70% ao mês

Este ano, apesar da pandemia, a Kovi comemora os resultados. Até fevereiro de 2020 a empresa conta que apresentou um crescimento de mais de 70% ao mês.

Além do aumento de profissionais, houve aumento da frota em 78% no mês de outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado. E em comparação a agosto de 2019, em setembro deste ano, a Kovi identificou 280% de aumento na demanda por carros. 

"Pensamos e planejamos em produtos e serviços que possam proporcionar melhorias em segurança, custo-benefício, atendimento para os motoristas que optam pela Kovi. Isso se refletiu de forma positiva em nossos balanços feitos até o momento."

A declaração é de Adhemar Milani, CEO da Kovi. De acordo com ele, a pandemia acabou promovendo a categoria de motoristas de aplicativos, que é o público da startup. “Para a Kovi foi essencial contar com uma operação bem alinhada e que promovesse mais essa profissão".

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), ao longo do período de pandemia, o setor de locação de autos apresentou uma queda de mais de 90% nos aluguéis de carros. 

Para a Kovi, no entanto, a retomada está em alta e a startup, otimista. A parceria com o mercado de automóveis é feita com fabricantes e companhias tradicionais de locação de carros para obter preços competitivos, o que torna o modelo inovador de negócio flexível, viável e rentável. 

O prazo de produção e entrega dos carros por parte das montadoras é um dos motivos de espera por parte dos interessados. São cerca de dois a três meses para entregar uma frota. E agora, em tempo de pandemia, o cenário também foi alterado.

"A oferta de carros pelas fábricas também foi impactada e não acompanha a demanda. Estamos otimistas e aguardando o retorno à produção de forma gradativa para atendermos tamanho interesse na locação de automóveis", afirma Adhemar Milani. 

"Este é um ano atípico se comparado a 2019 e no início do isolamento social, em abril e maio, a procura foi estável. Desde julho, estamos observando um aumento. No mês de setembro, com o retorno gradativo das atividades, nos surpreendemos com um aumento de mais de 280%, sem incentivo à aquisição."

Crescimento Kovi
Kovi teve crescimento acima do esperado
(Foto: Reprodução/Pixabay)

 

Com apenas dois anos, startup já tem operação internacional

Lançada em 2018, a Kovi aumentou significativamente a atividade de apps de transporte individual. A startup surgiu justamente para preencher um espaço no mercado de locação de automóveis, direcionado aos motoristas de apps. 

Deste modo, promove uma solução que gera oportunidade de aluguel de carros para fins profissionais, operando com custo do serviço abaixo da média das locadoras tradicionais de veículos.
 
A empresa foi fundada por Adhemar Milani e João Costa, ex-executivos da 99. A ideia é oferecer pacotes atrativos e inovadores para o mercado brasileiro.

“A Kovi trabalha com referências internacionais e implementou um modelo inovador de locação de automóveis na América Latina, que se assemelha ao norte-americano Pay As You Use, em que os pacotes são cobrados semanalmente para facilitar o gerenciamento das finanças dos motoristas.”

Vale destacar que a startup já tem operação nacional e internacional. Dois anos depois do início das atividades, a Kovi está em São Paulo, Porto Alegre e também na Cidade do México.

A Kovi faz constantes atualizações em seu aplicativo para que os motoristas possam gerenciar seus ganhos, prever a quilometragem rodada e também como forma de garantir maior segurança para ambas as partes.