Concurso Correios: novo edital sai em setembro. Saiba tudo!

Há mais de 10 anos sem concurso Correios e grande déficit de servidores, presidente garante edital publicado em 2024. Previsão de edital em setembro!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:26/04/2024 às 19:53
Atualizado em:26/04/2024 às 19:53


A Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao projeto básico da seleção, que confirma diversas informações sobre provas, vagas e datas de resultados.


O processo licitatório de contratação da banca, ocorrerá até o mês de julho.


  • Março a julho: planejamento do certame e processo licitatório para a contratação da banca do concurso Correios
  • Agosto: contratação da banca
  • Setembro: edital do concurso Correios
  • Dezembro: início das contratações.


Em comunicado divulgado pelos Correios, a empresa pública diz que buscará reduzir os prazos indicados no cronograma sempre que possível. Sendo assim, as datas indicadas anteriormente podem sofrer alterações.


Cargos confirmados


Em 16 de abril, os Correios confirmaram os cargos que serão ofertados. Para nível médio, o cargo será o agente de correios, mas as especialidades ainda não foram reveladas.


O cargo de nível superior será o de analista de de correios, nas especialidades de: advogado; analista de Sistemas; assistente social; e engenheiro. Ainda não foi confirmado o quantitativo de vagas do concurso.


Os Correios já formaram uma comissão organizadora para tocar os preparativos do concurso. Atualmente, a seleção está na fase de escolha da banca organizadora.


As bancas interessadas no processo de dispensa de licitação para definir a banca têm até o dia 7 de maio para encaminharem as propostas de preço e documentos comprobatórios.


De acordo com o aviso de licitação que consta no site da empresa, a abertura das propostas está prevista para o dia 8 de maio.


Até o momento, não há nenhuma empresa mais cotada. No último concurso para o quadro geral, realizado em 2011, a banca organizadora foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).


Projeto básico revela prazos


Com base nos prazos do projeto básico, a banca organizadora realizará uma reunião em até cinco dias úteis, a partir do início da vigência do contrato.


Após essa data, as minutas dos editais deverão ser entregues aos Correios, para aprovação, em até dez dias úteis.


Para os cargos que tiverem somente prova objetiva, o resultado final está previsto para ser divulgado em até 120 dias corridos.


Já para os que tiverem provas objetiva e discursiva, o prazo será de 160 dias corridos.


Todas as publicações serão feitas por meio do Diário Oficial da União.


Projeto básico confirma detalhes do concurso


A Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao projeto básico do concurso Correios. O documento confirma como serão as provas, além de outros detalhes.


Os candidatos serão avaliados por meio de:


  • prova objetiva e/ou prova discursiva;
  • avaliação médica para os candidatos PcD; e
  • procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos ou pardos).


Embora cobrado no último edital, o teste físico (avaliação da capacidade física laboral) não está previsto no projeto básico.


Sobre a estrutura das provas, o documento prevê provas objetivas contendo:


  • 60 questões para o nível médio; e
  • 80 questões para o nível superior.


Já para a prova discursiva está prevista uma redação sobre temas relacionados aos conhecimentos constantes no edital do concurso.


A aplicação das provas está prevista para ocorrer em todas as capitais e no Distrito Federal, na mesma data e horário. Portanto, não há previsão de exames em mais de um turno.


Clique aqui e comece agora a estudar para o concurso Correios!


Quantas vagas terá o concurso Correios


O projeto básico não informa o quantitativo de vagas do concurso Correios. No entanto, ratifica que a seleção terá oferta de vagas imediata e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior.


Ainda de acordo com o projeto de edital, conforme a necessidade, o concurso poderá ser nacional ou regional (estadual).


Quanto ao cadastro de reserva, o limite de candidatos aprovados será acordado entre as partes (Correios e banca organizadora), no momento da elaboração do edital.


Concurso Correios terá até 6 editais


De acordo com o projeto básico:


"Poderão ser realizadas até 6 (seis) Seleções Externas (editais) durante a vigência da Ata", diz o documento.


Vale lembrar que a Assessoria de Imprensa dos Correios informou que a previsão é de dois editais, sendo um para nível médio e outro para o nível superior.


No entanto, o projeto enviado às bancas possibilita a publicação de mais editais. A informação também está de acordo com o que foi informado na carta-edital, divulgada pela Folha Dirigida por Qconcursos, que cogita até três documentos para cada nível de escolaridade.


Clique aqui e comece agora a estudar para o concurso Correios!


Comissão trabalha nos preparativos do concurso Correios


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) já tem comissão organizadora formada para tocar os trâmites da próxima seleção.


O grupo é responsável por definir a oferta de vagas e lotação, além dar seguimento ao processo de escolha da banca organizadora.


Em janeiro de 2024, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, garantiu que um novo concurso será realizado ainda este ano. A afirmação ocorreu durante um evento comemorativo ao Dia do Carteiro e da Carteira.


"Iniciamos um grupo de trabalho para discutir PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários). Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar um concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa", disse o presidente.


Há mais de dez anos sem uma nova seleção, o grande déficit de servidores tem trazido à pauta a realização de um novo concurso Correios


Nos últimos anos, a empresa tem registrado uma redução líquida de funcionários, decorrente de desligamentos e da diminuição nas contratações.


Com um déficit que já ultrapassa 7 mil cargos vagos, um novo concurso público se torna cada vez mais urgente.


Diante das expectativas de um novo edital, separamos todas as informações do próximo concurso Correios.


Que tal dar um passo à frente no concurso Correios e aumentar as suas chances de ser aprovado: BAIXE O E-BOOK Planejamento de Estudos para os Correios! Tenha conteúdos exclusivos, como um planejamento feito pelo Fernando Mesquita.


Correios tem grande déficit de pessoal


Um novo concurso dos Correios é aguardado para 2024. Com grande déficit de servidores, que já ultrapassa 7 mil cargos vagos, a seleção já está na fase de escolha da banca.


A informação já confirmada, inclusive, pela própria estatal, em nota enviada à Folha Dirigida por Qconcursos.


“A realização do concurso público encontra-se em estudo. Os Correios estão executando ações prévias no sentido de preparar a empresa para o provimento de pessoal. Mais informações serão divulgadas oportunamente”.


Presidente dos Correios confirma concurso


Em evento realizado em fevereiro de 2024, em comemoração ao Dia do Carteiro e da Carteira, o presidente Fabiano Silva dos Santos confirmou que, ainda este ano, será realizado um novo concurso Correios.


"Iniciamos grupo de trabalho para discutir PCCS. Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa", disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.


A expectativa aumentou após a autorização de 8.146 vagas em novos concursos federais para 2023, anunciada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.


A Folha Dirigida por Qconcursos questionou o MGI sobre a possibilidade de um novo edital, e a resposta da ministra destacou que novos concursos serão avaliados nos próximos anos, considerando a dotação orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional. Tudo indica que o próximo concurso pode sair em breve.


O MGI ainda reforçou a importante função social e logística eficiente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em todo o território nacional.


No dia 6 de abril, o Governo Federal retirou o Correios do Programa Nacional de Desestatização devido à sua importância para a atual gestão, o que não descarta o aval para o novo concurso.


Além disso, a ministra Esther Dweck tem a intenção de dobrar o número de vagas já autorizadas para concursos federais em 2023, buscando aumentar o orçamento disponível. Caso tenha êxito, o novo concurso dos Correios ganhará ainda mais força.


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

(Foto: Pablo Le Roy/MCom)


Cargos vagos

De acordo com informações do MGI, a estatal possui atualmente 86.700 empregados em atividade, mas tem a aprovação para um quantitativo máximo de 94.490, conforme a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.


Isso significa que existem 7.790 cargos vagos, o que reforça a necessidade de um novo edital para os Correios.


Quais as carreiras do Correios

Quem deseja conquistar uma oportunidade no Correios deve ficar atento aos cargos que fazem parte do quadro de pessoal do órgão.


De acordo com o Plano de Cargos e Carreiras e Salários disponível no site do Correios, o quadro de funcionários é composto pelas seguintes carreiras:


Carreiras de Nível Médio

Agente de Correios:

  • Carteiro;
  • Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
  • Atendente Comercial; e
  • Suporte.

Técnico de Correios nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl e Sr:

  • Operacional;
  • Atendimento e Vendas;
  • Suporte.

Especialista de Correios:

  • Operacional;
  • Comercial;
  • Suporte.


Carreira de Nível Superior

Analista de Correios nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster:

  • Administrador;
  • Administrador Postal;
  • Advogado;
  • Analista de Sistemas;
  • Arquiteto;
  • Assistente Social;
  • Bibliotecário;
  • Contador;
  • Economista;
  • Engenheiro;
  • Estatístico;
  • Museólogo;
  • Pedagogo;
  • Psicólogo;
  • Outros Profissionais de Nível Superior;
  • Técnico em Comunicação Social.


Carreira de Cargos Específicos

  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster;
  • Técnico de Segurança do Trabalho nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster;
  • Analista de Saúde nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster;
  • Enfermeiro do Trabalho nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster;
  • Médico do Trabalho nos estágios de desenvolvimento Jr, Pl, Sr e Máster.


O que faz um Agente de Correios

O cargo de Agente de Correios é responsável por executar as atribuições pertinentes aos serviços das áreas Operacional, Comercial e de Suporte.


O que faz um Analista de Correios

A carreira de Analista de Correios tem como principal atribuição aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação.


Qual é o salário do Correios

As informações do portal dos Correios indicam que os salários iniciais dos cargos de nível médio são de R$ 2.179,25, podendo chegar a R$ 11.527,80, com progressão de carreira.


Enquanto as remunerações iniciais dos cargos de nível superior são de R$ 6.333,54, podendo chegar a R$ 25.126,53.




Último concurso

O último concurso dos Correios aconteceu há mais de 10 anos, em 2011, o que faz com que a empresa acumule uma grande demanda de servidores.


Na época, foram publicados dois editais com 9.190 vagas em diversas carreiras de níveis médio e superior.


Foram registradas 1.120.318 inscrições, sendo 1.051.256 somente para o cargo de Agente de Correios, com demanda de 125,96 candidatos por vaga.


Organizado pela Cespe, atual Cebraspe, o concurso compreendeu provas objetivas para todos os cargos, além de uma avaliação de capacidade física laboral para candidatos a Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo.


Os salários de Agente e Analista dos Correios são de R$ 2.179,25 e de R$ 6.333,54, respectivamente.


Cargos ofertados no último concurso Correios

Juntos, os dois editais do correios ofertaram 9.190 vagas imediatas, mais cadastro de reserva.


Deste total, 8.346 foram destinadas ao cargo de Agente de Correios e 844 para o segundo edital que ofertou oportunidades para cargos de nível médio e superior.


Veja a seguir os cargos que foram contemplados em cada edital:


Edital nº 11 - nível médio

Agente de Correios

  • Atendente Comercial: 2.272 Vagas + CR
  • Carteiro: 5.060 + CR
  • Operador de Triagem e Transbordo: 1.014 + CR


Edital nº 13

Nível Superior

Analista de Correios

  • Administrador
  • Advogado
  • Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas
  • Analista de Sistemas – Suporte de Banco de Dados
  • Analista de Sistemas – Suporte de Sistemas
  • Arquiteto
  • Assistente Social
  • Bibliotecário
  • Contador
  • Economista
  • Engenheiro – Engenharia Civil
  • Engenheiro – Engenharia de Produção
  • Engenheiro – Engenharia Elétrica
  • Engenheiro – Engenharia Eletrônica
  • Engenheiro – Engenharia Mecânica
  • Engenheiro – Engenharia de Redes de Comunicação
  • Estatístico
  • Museólogo
  • Pedagogo
  • Psicólogo
  • Arquivologia
  • Comércio Exterior
  • Desenho Industrial
  • Designer Gráfico
  • História
  • Letras
  • Jornalismo
  • Técnico em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
  • Técnico em Comunicação Social – Relações Públicas


Outros cargos de nível superior

  • Enfermeiro do Trabalho – Enfermagem
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho – Engenharia
  • Médico do Trabalho – Medicina
  • Analista de Saúde – Medicina – Clínica Geral
  • Analista de Saúde – Odontologia


Nível Médio

  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho
  • Técnico em Segurança do Trabalho


Ao todo, 69.062 se inscreveram para concorrer a um dos cargos do edital nº 13 e a concorrência foi de 844 candidatos por vaga.


Qual foi o salário do último concurso Correios

O salário da carreira de Agente de Correios era de R$ 807,29, enquanto a remuneração do cargo de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho era de R$ 1.003,57 e a de Técnico em Segurança do Trabalho era de R$ 1.494,46.


Já os ganhos dos cargos de nível superior eram de R$ 3.211,58.


A jornada de trabalho era de 44 horas semanais para todos os cargos.


Além do salário, os profissionais tinham direito a benefícios como:

  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários estruturado;
  • Possibilidade de desenvolvimento profissional;
  • Vale-alimentação/refeição;
  • Vale-transporte;
  • Auxílio-creche ou Auxílio Babá;
  • Auxílio para filhos(as) dependentes portadores de deficiência física;
  • Assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos(à) seus(suas) dependentes legais, durante o período de experiência;
  • Após o período de experiência, farão jus à assistência médica e odontológica compartilhada, extensiva aos(à) seus(suas) dependentes legais, em ambulatório próprio e em rede credenciada;
  • Plano de Previdência Complementar - POSTALPREV, por intermédio do Instituto de Seguridade Social dos Correios – POSTALIS.


Os aprovados contratados foram subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho.


Como foi último concurso Correios

O concurso público do Correios 2011 ocorreu por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Além de prova de capacidade física laboral, de caráter exclusivamente eliminatório, somente para os cargos de Agente de Correios, das atividades de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo.


O que caiu na última prova do Correios

Para o cargo de Agente de Correios, as provas objetivas foram compostas por 60 questões de múltipla escolha, sobre as seguintes disciplinas:

  • Informática (20)
  • Matemática (20)
  • Português (20)


Já as provas dos demais cargos foram compostas por 120 questões no formato CERTO ou ERRADO, sendo 50 de Conhecimentos básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.


A parte de Conhecimentos Básicos cobrou as seguintes disciplinas para todos os cargos:

  • Português (exceto para formados em Letras)
  • Informática (exceto para Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas e  Suporte a Sistemas, e Engenheiro – Engenharia de Redes)
  • Inglês
  • Administração Pública


As disciplinas de Conhecimentos Específicos constam a partir da página 13 do edital.


Prova de capacidade física laboral

Os testes de Avaliação da Capacidade Física Laboral foram aplicados para os candidatos aprovados na prova objetiva e convocados por telegrama ou carta, consistindo em 3 etapas subsequentes, de caráter eliminatório, na seguinte ordem:


  • Teste de Barra Fixa;
  • Teste de Corrida de Doze Minutos; e
  • Testes de Dinamometria.


Foram considerados aprovados os candidatos considerados APTOS.


Concurso Correios 2017: edital área de Saúde

Em 2017, outro edital dos Correios foi publicado só que para a área de Saúde.


A seleção foi organizada pela banca IADES e ofertou 88 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior.


Os cargos contemplados no edital Correios Saúde foram:

  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (12)
  • Técnico de Segurança do Trabalho (21)
  • Enfermeiro do Trabalho Júnior (2)
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho (9)
  • Médico do Trabalho Júnior (44)


Na época, o salário variou de R$ 1.876,43 a R$ 4.903,05 e os aprovados tiveram direito a benefícios como: vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio-babá, auxílio para filhos dependentes com deficiência e Plano de Previdência Complementar.


Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, composta por 50 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 8 questões;
  • Conhecimentos Básicos – 12 questões, sendo: 4 questões de Raciocínio Lógico e Matemático, 4 questões de Noções de Informática e 4 questões sobre Legislação aplicada aos Correios;
  • Conhecimentos específicos – 30 questões.


O que estudar para o concurso Correios

Enquanto o edital do próximo concurso público não foi publicado, uma alternativa é utilizar o conteúdo trazido no último edital, realizado em 2011, para estudar os conteúdos que mais caem no Correios.


Com base na análise realizada pelo Raio X do Qconcursos sobre as provas de 2011, em relação ao conteúdo cobrado nas provas de disciplinas comuns a todos, o candidato deve ficar atento a assuntos como interpretação de textos e sintaxe, em Língua Portuguesa, e aritmética e geometria, em Matemática. Além disso, é importante estudar conceitos básicos de hardware, software e sistemas operacionais para a parte de informática.


Materiais gratuitos

Comece a estudar gratuitamente com o Qconcursos: