BID ao Cubo seleciona startups do Norte e Nordeste para fomento

Durante o processo seletivo, 10 startups serão escolhidas para serem conectadas ao Cubo Itaú e outros ecossistemas relevantes concentrados em São Paulo.

Autor:
Publicado em:04/11/2020 às 13:00
Atualizado em:04/11/2020 às 13:00

Para estimular o ecossistema de inovação em nível nacional, o Cubo Itaú e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançam projeto para selecionar startups nas regiões Norte e Nordeste. O programa, intitulado de BID ao Cubo, procura beneficiar startups com soluções inovadoras.

As empresas devem fazer uso intensivo de tecnologia, com escalabilidade e impacto social e/ou econômico para melhorar a vida das populações pobres e vulneráveis na América Latina e no Caribe.

Para participar do programa, as startups devem ser baseadas nas regiões Norte e Nordeste e com soluções tecnológicas de impacto positivo. As inscrições ficam abertas até 8 de novembro, pelo site do BID ao Cubo

Durante o processo seletivo, 10 startups serão escolhidas para serem conectadas ao Cubo Itaú e outros ecossistemas relevantes concentrados em São Paulo. Como por exemplo, centros de tecnologia, espaços de co-criação, investidores, mentores e outras pontas da cadeia.

Entre os dias 23 de novembro e 18 de dezembro, as selecionadas participam de workshops, mentoria e momentos de conexão liderados pela Darwin Startups, Cubo Itaú e BID.

 

Programa seleciona startups das regiões Norte e Nordeste
Programa seleciona dez startups das regiões Norte e Nordeste
(Foto: Divulgação)

 

O co-head do Cubo Itaú, Renata Zanuto, reconhece a qualidade das startups presentes no Norte e Nordeste e a importância da capilaridade no portfólio.

“Por isso, apostamos em um projeto como esse, que nos possibilita incluir o ecossistema de outras regiões no circuito nacional, fomentando conexões de valor. E não poderíamos contar com melhores parceiros do que o BID e a Darwin Startups para colocar tudo isso em prática", afirma.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, também destaca a importância do intercâmbio para gerar mais oportunidades de negócios e fortalecer os ecossistemas.

"As regiões Norte e Nordeste são prioritárias em nossa atuação no Brasil, e as soluções que estão sendo criadas e implementadas por várias startups dessas regiões buscam também resolver desafios específicos para o desenvolvimento de suas populações e do país. O intercâmbio é fundamental para esses negócios ganharem escala", diz.

 

O que + você precisa saber sobre startups:

Como vai funcionar o programa BID ao Cubo?

O programa BID ao Cubo será composto por quatro semanas de capacitação mais conexão. As startups das regiões Norte e Nordeste ficarão em contato com grandes empresas, investidores e mentores da rede BID, BID Lab, Cubo Itaú e Darwin Startups.

As startups também terão acompanhamento com reuniões quinzenais, após a etapa de capacitação do programa para atualização e acompanhamento das startups com a equipe organizadora. O acompanhamento será durante três meses.

⇒ O programa promete:

  • Conexões de verdade;
  • Capacitação em investimentos;
  • Capacitação em vendas e Growth;
  • Capacitação em Gestão de Pessoas.

“O programa visa beneficiar startups com soluções inovadoras, de uso intensivo de tecnologia, com escalabilidade e impacto social e/ou econômico para melhorar a vida, direta ou indiretamente, das populações pobres e vulneráveis”, consta na descrição do BID ao Cubo.