Busca por emprego entre candidatos com mais de 50 anos cresce 7,5%

De acordo com o BNE, no segundo semestre de 2020, o número de candidatos foi de 43.770. No segundo semestre de 2019, foram 40.712 novos candidatos deste perfil.

Autor:
Publicado em:24/02/2021 às 11:45
Atualizado em:24/02/2021 às 11:45

Um levantamento divulgado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) e da plataforma de admissão digital Lugarh mostra que houve um crescimento de 7,5% na busca de trabalho por candidatos com 50 anos ou mais

Esse aumento foi identificado no segundo semestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019. Sendo assim, nos últimos seis meses de 2019, foram 40.712 novos candidatos nesse perfil, enquanto no ano passado, foram 43.770. 

De acordo com o CEO do BNE, Marcelo de Abreu, a crise econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus foi a responsável por desencadear o aumento na procura por empregos, incluindo profissionais de 50 anos ou mais. 

"Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos ou ainda tiveram contratos reduzidos. Com a retomada das atividades econômicas no segundo semestre de 2020, houve aumento da busca por oportunidades", comenta.

Na visão do CEO, a pandemia também contribuiu para a aceleração da transformação digital, fazendo com que atividades tivessem que ser reinventadas e adaptadas. Todas essas mudanças servem de alertas para os profissionais, que precisam estar preparados para o futuro. 

"Os candidatos de 50 anos ou mais devem ficar atentos ao mercado de trabalho, investindo em conhecimentos para se atualizar, usando a tecnologia a seu favor, além de investir em network e explorar pontos fortes que possam contribuir para o sucesso da empresa."

Sobre o Banco Nacional de Empregos (BNE)

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.

 

Candidatos com mais de 50 anos
Profissionais precisam ficar alertas em relação às mudanças no mercado
de trabalho (Freepik)


o que + você precisa saber:


OIT apresenta estudo que aponta crescimento do trabalho digital

Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na última terça-feira, 23, aponta que as plataformas digitais cresceram cinco vezes ao longo da última década. 

De acordo com a OIT, esse crescimento oferece novas oportunidades de trabalho, em particular para mulheres, pessoas com deficiência, jovens e pessoas marginalizadas nos mercados de trabalho tradicionais.  

"Além disso, as plataformas também permitem que as empresas tenham acesso a uma força de trabalho ampla, flexível e com habilidades variadas, enquanto expandem a sua base de clientes", reforça a Organização. 

O estudo, que foi realizado com cerca de 12 mil trabalhadores e representantes de 85 empresas em todo o mundo, está concentrado em dois tipos principais de plataformas digitais de trabalho: 

  • Plataformas online baseadas na web, nas quais as tarefas são realizadas online e remotamente por trabalhadores; 
  • Plataformas baseadas em localização, nas quais as pessoas, como motoristas de táxi ou entregadores, realizam o trabalho em uma localização geográfica específica.

+ Leia mais sobre o crescimento do trabalho digital

Newsletter Folha+

 

Carregando...