A proposta é proporcionar um treino direcionado, baseado no estilo da banca Vunesp. O conteúdo facilita a compreensão do perfil da prova e contribui para o aumento da performance por meio da prática com questões comentadas.
>>> Baixe o Caderno de Questões do concurso TJ SP gratuitamente <<<
Afinal, o cargo de escrevente é um dos mais procurados em concursos de tribunais, visto que tem como exigência apenas o nível médio de escolaridade e oferece salário inicial acima de R$6 mil, incluindo vencimentos básicos, auxílios e gratificações previstas em edital.
Além da remuneração atrativa, a função garante jornada de 40 horas semanais, estabilidade e plano de carreira, atraindo um grande número de candidatos a cada nova seleção.
Para apoiar os estudos, o Caderno de Questões apresenta:
- 10 questões de provas anteriores do concurso TJ SP;
- Comentários em cada questão para ajudar na compreensão do raciocínio de cada item;
- Roteiro de estudos semanal, com sugestão de ciclo de 4 horas por dia;
- Dicas de estudo para as provas;
As questões contemplam conteúdos de Língua Portuguesa, Direito, Matemática, Informática e Atualidades, organizados conforme a estrutura do edital.
Por que estudar por questões
A prática com questões é considerada uma das metodologias mais eficazes na preparação para concursos públicos. Além de reforçar a memorização dos conteúdos, esse método contribui para o reconhecimento de padrões da banca, melhora a gestão do tempo e desenvolve estratégias para enfrentar temas mais complexos. .
Resolver provas anteriores também permite identificar pegadinhas, corrigir falhas e aumentar a confiança. Esse tipo de treino aproxima o candidato do nível de exigência da prova.
Com abordagem direta e prática, o material busca oferecer um recurso útil e focado na aprovação, ideal para quem deseja otimizar os estudos com base nos critérios mais relevantes do edital.
Comece a praticar questões para o concurso TJ SP. Baixe o Caderno de Questões gratuitamente!
Como serão as provas do concurso TJ SP
Os candidatos ao concurso do TJ SP passarão por com duas fases, sendo uma prova objetiva (eliminatória e classificatória) e uma prova discursiva (redação, apenas eliminatória)
Ambas serão aplicadas no dia 7 de dezembro de 2025, no turno da manhã, com duração máxima de cinco horas.
Na etapa objetiva, haverá a cobrança de 70 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos:
► Bloco I: Língua Portuguesa: 16 questões;
► Bloco II: Conhecimentos em Direito: 30 questões (Direito Penal, Processual Penal, Processual Civil, Constitucional, Administrativo e Legislação Interna)
► Bloco III: Conhecimentos Gerais: 24 questões, sendo:
- Atualidades (4 questões)
- Matemática (4 questões)
- Informática (9 questões)
- Raciocínio Lógico (7 questões)
Será habilitado na etapa, quem obtiver pelo menos 50% da pontuação total e alcançar o mínimo de acertos exigido nos blocos I e II (eliminatórios). O bloco III terá apenas caráter classificatório.
A prova discursiva, por sua vez, consistirá na produção de um texto dissertativo-argumentativo, com base em textos de apoio. A redação valerá 40 pontos.
As redações dos candidatos que se classificarem dentro dos limites estabelecidos pelo edital serão corrigidas.
