Capes e Fulbright abrem inscrições em programa de doutorado nos EUA
Estão abertas as inscrições da primeira chamada do Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA, que oferece vagas para estudantes de diferentes áreas.
Autor:
Publicado em:08/04/2021 às 16:00
Atualizado em:08/04/2021 às 16:00
Estão abertas as inscrições do Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). Serão realizadas duas chamadas, cada uma com a oferta de até 10 bolsas. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright, foi divulgada no Diário Oficial da União no início desta semana.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou que o programa forma profissionais de alto nível nos EUA. O doutorado, ainda de acordo com Aguiar, funciona “como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”.
Além disso, as bolsas também são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil. Poderão participar estudantes das seguintes áreas do conhecimento:
Ciências Agrárias:
Ciência de Alimentos;
Ciências Agrárias I (Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola);
Ciências Biológicas II (Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia);
Ciências Biológicas III (Imunologia, Microbiologia, Parasitologia);
Ciências da Saúde:
Educação Física;
Enfermagem;
Farmácia;
Medicina I;
Medicina II;
Medicina III;
Nutrição;
Odontologia;
Saúde Coletiva;
Ciências Exatas e da Terra:
Astronomia / Física;
Ciência Da Computação;
Geociências;
Matemática / Probabilidade e Estatística;
Química;
Engenharias:
Engenharias I (Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes);
Engenharias II (Engenharia de Minas, Engenharia De Materiais E Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Nuclear);
Engenharias III (Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial);
Engenharias IV (Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica).
Bolsistas terão direito a diversos benefícios
O objetivo do Programa CAPES/Fulbright é incentivar a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no país e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do Brasil.
As bolsas terão duração de até seis meses. Os estudos serão financiados pela CAPES, a Fulbright e as universidades americanas. Os estudantes que garantirem uma bolsa no programa contarão com um apoio financeiro de US$55 mil.
Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, os bolsistas terão direito a benefícios, como
Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo programa à universidade anfitriã;
Auxílio mensal variável, conforme o campus;
Seguro saúde;
Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos; e
Parcela única de auxílio instalação no valor de US$1.300.
A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a universidade anfitriã assumirá todos os custos. Durante este período, o adicional de 50% do valor do auxílio mensal e o seguro saúde para dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo programa.
Quais são os requisitos para concorrer a uma bolsa?
Para concorrer é preciso ter nacionalidade brasileira e residir em território nacional no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção. Estudantes com nacionalidade norte-americana não poderão participar.
Os concorrentes devem ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos. Além disso, o estudante não pode ter cursado, ou estar cursando, doutorado em qualquer área do conhecimento nem acumular bolsa ou benefício financeiro.
Além disso, ainda é requerido teste de proficiência TOEFL iBT, com nota mínima igual a 102. O teste deve ter sido realizado após a data de 1° de agosto de 2020.
As inscrições para a primeira chamada já estão abertas e deverão ser realizadas até o dia 17 de maio, no site da Comissão Fullbright. Os resultados preliminares serão divulgados até o dia 2 de julho.
Em outubro, será iniciado o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem ser iniciadas entre agosto e dezembro de 2022.