Como é a banca da Vunesp? Saiba tudo sobre as características

Professora de Direito Pena, do Qconcursos, Milena Sapienza, fala sobre as principais características das provas da banca Vunesp. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:14/08/2023 às 19:23
Atualizado em:14/08/2023 às 09:04

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma das principais bancas examinadoras responsáveis por conduzir concursos públicos em todo o Brasil. Diante dessa informação a Folha Dirigida por Qconcursos traz o perfil da organizadora.


A Fundação Vunesp é responsável por diversos concursos atualmente pelo país. No entanto, no Estado de São Paulo é bem recorrente ter seleções organizadas pela banca.


Alguns exemplos disso, são os concursos para o TRF3, com vagas para técnicos e analistas, o TJ SP, com chances para escreventes, a PM SP, com vagas para soldados, além de muitos outras seleções para prefeituras ou câmaras municipais.


Um concurso muito esperado esse ano, que será organizado pela Fundação Vunesp, é o da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ao todo, a seleção vai oferecer 3.500 vagas para escrivão, investigador, perito criminal, médico legista e delegado.


Todos os cargos do próximo concurso da Polícia Civil de São Paulo serão para candidatos que possuírem a escolaridade de nível superior. Além disso, haverá a exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!


Quais as características das provas da banca Vunesp?


Para ajudar, quem está se preparando para o concurso PC SP, a professora de Direito Penal do Qconcursos, Milena Sapienza, fala das principais características de cobranças nas provas aplicadas pela Fundação Vunesp.


Além disso, dá dicas do que esperar das questões e como se dar bem nas avaliações dos concursos organizados pela banca.


Segundo a docente, "a Vunesp cobra muita a lei seca. A lei com ela vem na legislação mesmo." Por isso, orienta sobre qual deve ser o principal foco dos estudos quando for se preparar para uma prova da banca.


"Vamos focar na lei, entender a legislação, o que o legislador quis dizer e da doutrina o básico necessário pra entender a legislação."


Ainda sobre as características das provas da Fundação Vunesp, a professora diz que as questões são de fácil entendimento para os candidatos.


"O ponto alto da Vunesp é que as questões não são extremamente complexas, em que a gente se perde no próprio enunciado e não consegue nem entender o que examinador quer perguntar."


Mesmo assim, Milena pede cuidado com as perguntas da prova, pois os examinadores gostam muito de "pegadinhas", que podem confundir os candidatos na hora da resolução das questões.


E para não ser penalizado pela falta de atenção, a professora dá dicas orienta sobre o que é realmente necessário dar atenção para o entendimento das questões.


"É preciso memorizar qualificadoras, causas de aumento de pena. A pena muitas vezes (...), comparativos entre crimes."


Qual a melhor forma de estudar para a Vunesp?


A melhor maneira de se preparar para uma prova de concurso público é conhecendo as características de cobrança das bancas. Ao saber como pensam os examinadores, o candidato tem um importante caminho andado rumo à aprovação.


A professora de Direto Penal do Qconcursos, Milena Sapienza, diz qual a melhor forma de estudar para provas aplicadas pela Fundação Vunesp.


"Lendo muita a legislação, ouvindo a legislação e resolvendo o máximo de questões possíveis."


Além disso, a professora orienta aos alunos que façam "fichamento para mostrar as diferenças de qualificador e aumento de pena um crime". Isso porque, segundo ela, tem sido muito cobrado pela banca.


→ As professoras Luciana Peixoto e Milena Sapienza fazem a análise do perfil da Fundação Vunesp, que será a banca do próximo concurso PC SP.


O que é mais cobrado nas provas objetivas do concurso PC SP para investigador?


As professoras do Qconcursos, Milena Sapienza e Luciana Peixoto, realizaram uma live especial para falar das principais características da banca Vunesp quando o assunto é o concurso PC SP, que está com edital iminente.


Além disso, de acordo com fontes da Folha Dirigida por Qconcursos ligadas à corporação, a previsão é de que as provas aconteçam na segunda quinzena de novembro ou na primeira de dezembro deste ano.


Por isso é importante, segundo Luciana Peixoto, professora de Direito Processual Penal, os candidatos investirem o tempo em um estudo mais técnico, em que já se sabe os tópicos que podem ser mais cobrados na prova.


Durante a live, as professoras falam da relevância que cada matéria pode ter na prova, baseando-se nas últimas avaliações aplicadas pela banca para o cargo de investigador de polícia.


Língua Portuguesa, Direito Penal e Noções de Informática foram as disciplinas mais cobradas nos últimos concursos para Polícia Civil. Confira a lista completa abaixo:


  • Língua Portuguesa → 22,54%
  • Direito Penal → 14,59%
  • Noções de Informática → 12,27%
  • Direito Processual Penal → 9,39%
  • Raciocínio Lógico → 7,62%
  • Criminologia → 6,96%
  • Direito Constitucional → 6,85%
  • Direito Administrativo → 5,08%
  • Atualidades → 3,76%
  • Direitos Humanos → 2,65%
  • Legislação Estadual → 1,77%


O que é mais cobrado nas provas objetivas do concurso PC SP para investigador?


Para os candidatos que pretendem concorrer a uma das vagas para o cargo de delegado de polícia, as docentes informam as disciplinas mais relevantes dos últimos anos nas provas de concurso PC SP.


Luciana Peixoto, professora de Direito Processual Penal, diz que o edital PC SP para o cargo de delegado é um dos menores do país e muito do conteúdo cobrado cai em outros concursos da área da Segurança.


Direito Penal é o assunto mais cobrado com 22,88% de relevância na prova, seguido por Direito Processual Penal, com 17,65%, e Direito Constitucional, com 17,25%. Confira a lista abaixo:


  • Direito Penal → 22,88%
  • Direito Processual Penal → 17,65%
  • Direito Constitucional → 17,32%
  • Direito Administrativo → 10,78%
  • Direitos Humanos → 5,88%
  • Criminologia → 4,25%
  • Direito Civil → 3,59%
  • Legislação Federal → 3,59%
  • Legislação Estadual → 3,59%
  • Noções de Informática → 3,27%
  • Medicina Legal → 1,31%


Por que conhecer o perfil da banca organizadora?


A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma das principais bancas examinadoras responsáveis por conduzir concursos públicos em todo o Brasil.


Fundada em 1979, a Vunesp tem uma longa trajetória na elaboração e aplicação de provas para seleções públicas, abrangendo diversos níveis de escolaridade e áreas de conhecimento.


O professor do Qconcurso de Direito Constitucional, Ricardo Baronovsky, reforça a importância de o candidato entender o significado de se conhecer o perfil da banca organizadora.


Principais características das provas da banca VUNESP [Como passar na prova Vunesp]


Na opinião do docente, entender as características da banca organizadora vai facilitar a vida do candidato, fazendo com que estudo de maneira mais eficaz.


"A ideia de uma mentoria de banca é te dar instrumentos para você tornar o seu estudo mais efetivo."


Ricardo Baronovsky ainda aponta sete características da banca Vunesp quando o assunto são as questões das provas objetivas aplicadas.


1° → Enunciados curtos e sem aprofundamentos

2° → Menos interpretação e mais "decoreba"

3° → Questões de Direito cobrando predominantemente e literalidade da "lei seca"

4° → Questões no formato "o que é o que é"

5° → Forte cobrança de prazos, róis, exceções, competências...

6° → Prova muito bem feita, com poucas questões anuladas

7° → Notas de corte geralmente elevadas