CNU dos professores: último dia de inscrição para a PND

Inscrições da Prova Nacional Docente (PND) terminam nesta sexta-feira, 25. Confira as próximas datas do CNU dos professores.

Concursos Abertos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/07/2025 às 09:17
Atualizado em:25/07/2025 às 09:26

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 desta sexta-feira, 25. A iniciativa ficou popularmente conhecida como CNU dos professores.


Para realizar a inscrição é necessário acessar o sistema da PND e preencher o formulário com todos os dados solicitados, como a opção de área (Língua Portuguesa, Matemática, História, Química, entre outros) e o município de prova.


Ao final, será cobrada a taxa de inscrição de R$85. O pagamento poderá ser feito até o dia 31 de julho.


Os estudantes devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino devem acessar o sistema PND, preencher as informações solicitadas e confirmar sua inscrição.


Além disso, podem realizar a PND todos os professores que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, que adotem o resultado da prova como etapa de admissão.

Inscrições da PND ficam abertas somente até esta sexta-feira, 25

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


É válido ressaltar que a inscrição na Prova Docente NÃO dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleções de interesse dos participantes, a serem conduzidos pelos entes federativos.


No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Confira as próximas datas da Prova Nacional Docente

Com o encerramento das inscrições, os candidatos devem ficar atentos às próximas datas da Prova Nacional Docente. Confira:

  • Pagamento da taxa de inscrição: até 31 de julho;
  • Aplicação da PND: 26 de outubro;
  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
  • Recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 28 a 29 de outubro;
  • Resultado do recurso da versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva: 10 de novembro;
  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro;
  • Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva: 25 de novembro;
  • Recurso da correção da resposta da questão discursiva: 25 a 26 de novembro; e
  • Resultado final: 10 de dezembro.

Entenda como funcionam a PND e o CNU dos professores

A PND ficou conhecida como Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. No entanto, a Prova Nacional Docente não constitui um concurso público em si.


Ela é somente um instrumento para estimular a abertura de mais concursos para professores e para melhorar o recrutamento de novos profissionais.


Ao todo, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país aderiram à proposta de usar a nota da PND como etapa única ou complementar de seus concursos e processos seletivos para professores. Veja a lista completa aqui!


Existe a possibilidade de usar apenas a nota da PND, assim como aplicar etapas adicionais, como a prova prática e a avaliação de títulos.


Cada rede de ensino estadual ou municipal deverá publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, que regulamente a sua utilização, de modo que os professores tenham conhecimento e possam se inscrever na PND.


→ Acesse agora o calendário de julho, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Prova Nacional Docente está marcada para outubro

A Prova Nacional Docente consistirá no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas).


A aplicação está marcada para o dia 26 de outubro, no turno da tarde.


Os candidatos deverão responder questões de Formação Geral Docente (comum aos cursos de todas as áreas) e do Componente Específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.


A parte de Formação Geral terá 30 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que buscará avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática.


Por sua vez, a parte de Conhecimentos Específicos da área desejada terá 50 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso.

Clique e saiba mais

Carregando...