Como estudar certo por PDF? Professor Luiz Rezende explica

Para otimizar a sua preparação, o professor e gestor acadêmico do Qconcursos, Luiz Rezende, destaca a importância do PDF nos estudos.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:10/01/2024 às 12:04
Atualizado em:10/01/2024 às 12:04

Estudar para concurso público pode ser um desafio, especialmente com a diversidade de materiais e conteúdos disponíveis no ambiente digital. Para otimizar a sua preparação, o professor e gestor acadêmico do Qconcursos, Luiz Rezende, destaca a importância do PDF nos estudos.


Os PDFs são materiais didáticos de alta qualidade, fundamentais para o estudo ativo, que promovem a compreensão teórica dos conteúdos, por meio de uma estrutura organizada e equilibrada. 


Entre as formas de estudar por PDF, Rezende destaca a importância desse material como um recurso de apoio antes das videoaulas, proporcionando uma imersão ao tema e uma maior familiarização com os termos dos conteúdos.


Rezende ressalta ainda a importância de escrever e fazer anotações no PDF, transformando-o em uma ferramenta de memorização.


Para fazer um bom aproveitamento do PDFs, o professor elenca três pontos de atenção na hora dos estudos. São eles:

  1. Evite o excesso de material;
  2. Não seja um “sabe tudo”;
  3. A compreensão vem da repetição.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Professor Rezende explica como estudar certo por PDF


1. Evite o excesso de material

O excesso de materiais disponíveis na internet pode ser uma grande armadilha para o candidato. 


Com a chegada de um novo edital, o estudante se depara com inúmeras opções de PDFs e aulas gratuitas, o que pode levar à dispersão. 


“Aquilo que abunda, atrapalha! Um conteúdo para além do necessário é tão prejudicial quanto um conteúdo insuficiente”, explica Rezende.


A mensagem é clara: mais do que a falta de material, o excesso pode atrapalhar. A sugestão é focar em materiais estruturados e direcionados, como PDFs.


2. Não seja um "sabe tudo"

Ao criar um plano de estudos, evite o erro de focar apenas nas matérias que você gosta. 


Estudar somente aquilo que é confortável pode gerar uma falsa sensação de domínio. 


“Não dê uma de “sabe tudo”, não escolha matérias, por mais que você já domine o tema sempre existe uma nova abordagem e algo a aprender!” aponta Rezende.


Neste aspecto, o professor destaca a importância de abordar todas as matérias de maneira equilibrada, pois é assim que se constrói uma preparação sólida.


“Se você montar um plano de estudo e focar nas matérias que mais gosta, deixando as que menos gosta para o final, causa uma falsa impressão de que você está muito bem. Quando chega na hora da prova, não tem como fugir daquela matéria que deixou de lado. Há dois erros possíveis: estudar só a matéria que você gosta, e achar que sabe demais e não precisa estudar a matéria que já domina”, explica Rezende.


3. Repetição e compreensão

A compreensão vem da repetição. Rezende destaca que a leitura do PDF é um processo fundamental para a assimilação do conteúdo.


“A compreensão vem da repetição, os temas estudados precisam sempre ser revistos para a memorização e o reforço teórico”, aponta Rezende.


O choque inicial de ler um conteúdo no PDF pela primeira vez, se transforma em familiaridade à medida que o estudante revisita o material.


“Quando você lê pela primeira vez, é grego. Na segunda vez, é um pouco melhor. Na terceira, já compreende a terminologia técnica e começa a se familiarizar”, explica Rezende.


Para ele, o verdadeiro preparo está em ser generalista, abordando todas as matérias de forma equitativa.


Estudar por PDF proporciona uma maior organização, equilíbrio e uma abordagem ativa nos estudos. Seguir as orientações de Luiz Rezende pode ser a chave para otimizar o tempo de estudo e garantir uma preparação sólida e focada.


Assista a live completa do professor Luiz Rezende no canal do Youtube do Qconcursos:

Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!