Bombeiros SP: como ingressar na corporação?

Para ingressar no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é necessário ser aprovado no concurso PM SP. Saiba como ingressar na corporação!

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:20/04/2024 às 09:34
Atualizado em:18/04/2024 às 16:21

Ingressar no Corpo dos Bombeiros do Estado de São Paulo requer uma jornada que se inicia com o concurso PM SP. Isso mesmo! Para fazer parte da corporação da maior metrópole do país, o primeiro passo é passar pelas seleções para as carreiras de soldado de 2° classe ou aluno-oficial da Polícia Militar.


Atualmente, a PM SP está com inscrições abertas para 2.700 vagas para o cargo de soldado de 2° classe, de nível médio. O prazo ficará aberto até o dia 8 de maio, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Já a seleção para aluno-oficial, carreira que também exige nível médio, precisa ainda ser autorizada pelo Governo do Estado.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!


Como ser bombeiro no Estado de São Paulo?


Primeiramente, é importante reforçar que para fazer parte dos bombeiros SP é necessário passar por todo processo para dos concursos PM SP. O praça deve passar pelo concurso para soldados e o oficial para aluno-oficial.


Nestes casos, para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o candidato deve prestar o concurso público para a Soldado da Polícia Militar ou o vestibular para o curso de formação de oficiais da Academia do Barro Branco (Aluno-Oficial).


De acordo com o site do Governo de SP, dependendo dos termos do edital, o candidato a soldado pode escolher por ingressar no Corpo Policial ou direto no Corpo de Bombeiros.


Acesse o e-Book "Perfil das Bancas Organizadoras". É gratuito!


Já o candidato a oficial deve necessariamente fazer antes o curso na Academia do Barro Branco. Após o curso de quatro anos de aspirante a oficial, é possível fazer um concurso interno para ingressar na Escola Oficial do Corpo de Bombeiros.


No entanto, a qualquer momento da carreira, tanto o soldado quanto o oficial, podem optar pela carreira de bombeiro, bastando apenas aguardar a oportunidade para prestar o concurso interno.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!


Concurso PM SP tem diversas etapas


O concurso PM SP tem fama de ser rigoroso e é composto por diversas etapas. Inclui os Exames de Conhecimentos, divididos em duas partes, sendo a prova objetiva e a prova discursiva.


A Parte I (prova objetiva) é composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta. As perguntas são sobre as disciplinas de:


  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20);
  • Matemática (15);
  • Conhecimentos Gerais (15);
  • Noções Básicas de Informática (cinco); e
  • Noções de Administração Pública (cinco).


Já a Parte II (prova dissertativa) é composta por uma redação, em que o candidato precisa produzir uma dissertação em prosa na norma-padrão da Língua Portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos que deverão ser produzidos no texto.


Nesta etapa, o concorrente deve demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.


Além da etapa intelectual, a seleção ainda prevê fases de teste físico para verificar a aptidão física dos candidatos, exames psicológicos e médicos para garantir a saúde mental e física dos postulantes, além de uma minuciosa investigação social para assegurar a idoneidade dos candidatos.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


O concurso PM SP para alunos-oficiais também possui diversas etapas que começam pelos exames de conhecimento (prova objetiva e de redação). Neste caso, são cobradas 80 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:


  • História (seis) questões;
  • Filosofia (quatro);
  • Sociologia (quatro);
  • Geografia (seis);
  • Linguagens e Códigos (24), sendo Língua Portuguesa e interpretação de texto (18) e Língua Inglesa ou Espanhola (seis);
  • Matemática e Ciências da Natureza (30), sendo Matemática (12), Física (seis), Química (seis), Biologia (seis);
  • Conhecimentos Específicos (seis), sendo Noções de Administração Pública (duas), Noções Básicas de Informática (quatro).


A prova discursiva é composta por uma redação, com tema a ser conhecido no momento do exame. Em cada um dos exames é preciso obter, pelo menos, 50% dos acertos. 


Os aprovados realizam as etapas de Exames de Aptidão Física, Exames de Saúde, Exames Psicológicos, Avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e Análise de documentos.


Faça questões de concursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo


Bombeiros SP precisam fazer teste físico adicional


Uma vez aprovados no concurso da PM SP, os candidatos têm a oportunidade de optar por uma especialização como bombeiro. Para isso, é necessário realizar o curso na Escola Superior de Bombeiros (ESB). Local em que recebem a formação necessária para atuar no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.


Quem deseja ser bombeiro deve estar ciente de que vão enfrentar um teste físico adicional. No caso terão que demostrar habilidade na natação.


Esse teste é considerado fundamental. Isso porque frequentemente existe a demanda de atividades em ambientes aquáticos, como resgates em enchentes, salvamentos em afogamentos, entre outros.


É importante ressaltar que, mesmo que um candidato não consiga passar no teste físico para ingressar diretamente no Corpo de Bombeiros, ainda haverá a oportunidade de seguir carreira dentro da Polícia Militar e também tentar a vaga em uma próxima oportunidade.

Desvende os termos de concursos e avance nessa jornada!