Concurso AGE MG de procurador define a FGV como organizadora
Concurso AGE MG para procuradores avança nos preparativos e tem banca organizadora definida. Edital sairá ao longo de 2022, diz órgão.
Autor:
Publicado em:30/05/2022 às 12:04
Atualizado em:30/05/2022 às 12:04
O concurso AGE MG2022 já tem banca definida. A Advocacia-Geral do Estado escolheu a Fundação Getulio Vargas (FGV) como organizadora da próxima seleção que deve ter edital publicado em breve.
O ato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial, confirmando a instituição como a banca responsável.
O documento ratifica que a seleção será destinada ao cargo de procurador do estado e visará provimento de vagas imediatas mais formação de cadastro. No entanto, não adianta mais informações.
O próximo passo deve ser a assinatura do contrato e, em seguida, a finalização dos últimos ajustes visando publicar o edital com todas as regras.
Concurso AGE MG: saiba a previsão do edital
Com a banca definida, a publicação do edital fica cada vez mais perto. Em resposta à Folha Dirigida, a Advocacia-Geral do Estado informou que trabalha com a expectativa de divulgá-lo ao longo de 2022.
A expectativa, no entanto, é que isso ocorra muito em breve já que os preparativos estão bem avançados.
Ainda não foram confirmadas as informações de quantitativo de vagas e cronograma com as possíveis previsão de recebimento de inscrição e aplicação de provas.
Novo concurso AGE MG já está autorizado
A realização de um novo concurso AGE MG com vagas para a carreira de Procurador do Estado está autorizada desde setembro de 2021. O aval foi dado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.
O chefe do executivo mineiro, na época, chegou a prometer que o edital seria "divulgado nas próximas semanas",o que não aconteceu.
O cargo de procurador de Minas Gerais é lotado nos quadros da Advocacia-Geral do Estado (AGE MG) . Ou seja, o documento com todas as regras também será publicado pela AGE.
"Nós daremos agora início aos trabalhos internos para a estruturação do concurso, mas desde já convocamos os profissionais do Direito que se interessam pela advocacia pública para participarem do concurso e comporem com os quadros que já temos da AGE nesse trabalho fundamental de assessoramento dos gestores públicos de Minas Gerais", disse Sérgio Pessoa.
Quais os requisitos do concurso AGE MG?
A carreira tem regime de contratação estatutária e exige graduação em Direito, com habilitação legal para o exercício da profissão. Mas, dez anos após, o vencimento inicial está em aproximadamente R$21.218,73.
A remuneração do procurador é composta por:
vencimentos básicos
honorários advocatícios; e/ou
Gratificação Complementar de Produtividade – GCP.
Além do bacharel em Direito, o procurador deverá ter inscrição na OAB e, no mínimo, três anos de exercício de atividade jurídica. A seleção foi realizada pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc).