Concurso AGU: prazo para recursos contra provas de advogado é aberto

Concurso AGU para advogado da união teve provas aplicadas no último domingo, 30, e gabaritos liberados na terça-feira, 2. Recursos abertos!

Concursos Abertos
Autor:
Publicado em:03/05/2023 às 11:27
Atualizado em:14/05/2023 às 18:52

Os gabaritos preliminares das provas do concurso AGU, para o cargo de advogado da União, já estão disponíveis no site do Cebraspe, organizador.

Além do gabarito, divulgado na última terça-feira, 2, os candidatos também podem apresentar seus recursos, a partir desta quarta, 3. O prazo termina na próxima quinta, 4, às 18h.

Realizados no último domingo, 30, os exames foram aplicados em todo país, com cerca de 22 mil convocados. O resultado final desta etapa e a convocação para as provas discursivas estão previstas para o dia 1º de junho.

As provas do cargo de advogado foram as primeiras a serem realizadas no concurso da Advocacia-Geral da União, que ainda conta com mais dois cargos, sendo eles:



No caso do procurador federal, os locais de prova já foram liberados no site do Cebraspe. Os exames ocorrerão no próximo domingo, 7, às 8h (horário oficial de Brasília DF).


Resumo sobre a seleção


Veja as datas e como serão as provas do concurso AGU

concurso AGU é composto por provas objetivas e discursivas, assim como inscrição definitiva, avaliação oral, sindicância de vida pregressa e exame de títulos.

As provas objetivas e discursivas, para todos os candidatos, ocorrerão nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Outras etapas, como a avaliação oral, serão realizadas em Brasília.

As provas objetivas serão aplicadas em datas distintas, assim como as discursivas. No primeiro caso, os exames para o cargo de advogado já ocorreram, enquanto os demais terão essa etapa nos dias 7 (procurador federal) e 21 de maio (procurador da fazenda nacional).

Ao todo, serão cobradas 100 questões, com a seguinte distribuição entre as carreiras:

Advogado da União

Grupo I (46 questões)


Grupo II (34 questões)


Grupo III (20 questões)


Procurador da Fazenda Nacional

Grupo I (34 questões)


Grupo II (34 questões)


Grupo III (32 questões)


Procurador Federal

Grupo I (56 questões)


Grupo II (30 questões)


Grupo III (14 questões)


Em todos os casos, será aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver a pontuação mínima, em cada um dos grupos, de 50%.

Os candidatos habilitados, conforme os critérios estabelecidos no edital, realizarão o exame discursivo, nas seguintes datas:

Advogado


Procurador Federal


Procurador da Fazenda Nacional


Os aprovados serão convocados para as demais fases em datas a serem divulgadas pelo Cebraspe. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido, inicialmente, por um ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Os convocados receberão iniciais de R$21.014,49, além de benefícios oferecidos pela AGU, como o auxílio-alimentação de R$458 e outros.

Os contratados ainda poderão escolher o seu local de atuação, conforme a distribuição das vagas nas unidades de lotação da AGU, que será publicada em conjunto com o ato de nomeação e de convocação.