A publicação do edital do concurso Alep está iminente e pode acontecer a qualquer momento. Isso porque o contrato com a banca organizadora já foi assinado.
A informação foi confirmada pela própria Assembleia Legislativa do Paraná, em nota.
A publicação do edital do concurso Alep está iminente e pode acontecer a qualquer momento. Isso porque o contrato com a banca organizadora já foi assinado.
A informação foi confirmada pela própria Assembleia Legislativa do Paraná, em nota.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a escolhida e ficará responsável pela publicação do edital, recebimento das inscrições e aplicação das principais etapas.
A previsão, segundo a Casa, é que a aplicação das provas aconteça dentro do primeiro trimestre de 2024, mas ainda sem data definida.
Vagas do concurso Alep podem mudas
No novo comunicado, a assembleia revela que o concurso da Alep deve ofertar 85 vagas, em cargos ainda não confirmados. As carreiras terão exigência de formação com nível médio e superior.
No entanto, recenemente foi confirmado um aumento na oferta de vagas do concurso Alep. A demanda foi revelada pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), em coletiva.
O aumento na oferta do concurso seria de 150 vagas para 200 oportunidades.
“A princípio estamos estabelecendo 200 vagas. É claro que, em um primeiro momento, não venhamos a chamar 100% dos aprovados. Mas, o concurso terá um prazo de validade e os candidatos que forem aprovados poderão ser chamados futuramente”, disse o presidente.
Os cargos que serão ofertados ainda não foram definidos. Os salários serão a partir de R$4.995,21, de acordo com a função.
Segundo a Alep, três editais serão publicados e os documentos estão em fase de conclusão pela Comissão Especial de Concurso Público
Fique por dentro dos concursos!
Assembleia Legislativa do Paraná assina contrato com banca para novo concurso Alep
(Foto: Divulgação)
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso
De acordo com o presidente, a Alep não realiza concurso há mais de 40 anos. Por este motivo, Folha Dirigida por Qconcursos não encontrou registros que tragam detalhes de como aconteceu este processo seletivo.
A expectativa é que, no próximo concurso, os candidatos sejam selecionados mediante provas escritas e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório.
“A realização do concurso público é uma necessidade para a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa. A realização deste concurso já era consenso dentro da Mesa Executiva que foi eleita para esse biênio e, hoje, pudemos anunciar publicamente essa decisão, por já termos vencido algumas etapas burocráticas e estarmos prontos para buscar uma instituição de ensino para, ainda esse ano, realizarmos a seleção de nossos novos servidores", disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi.
Quem também falou sobre o concurso foi a segunda secretária, deputada Maria Victoria, que destacou o longo período sem reposição de servidores.
"Já faz 40 anos que não temos concurso público na Assembleia. E com o grande número de servidores com a possibilidade de se aposentar, é necessário repor essas vagas de efetivos que trabalham no dia a dia e contribuem com o funcionamento do Poder Legislativo", comentou.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!