Anatel envia pedido de autorização para concurso com 404 vagas

A Agência Nacional de Telecomunicações enviou ao governo um pedido de autorização de concurso Anatel para o preenchimento de 404 vagas.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/06/2023 às 17:25
Atualizado em:16/06/2023 às 09:12

A Agência Nacional de Telecomunicações enviou ao Governo Federal um pedido de autorização para a realização de um novo concurso Anatel. A demanda solicitada visa ao preenchimento de 404 vagas em cargos de níveis médio e superior.


O ofício foi encaminhado pelo presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).


A reportagem da Folha Dirigida teve acesso ao documento e confirmou que o pedido contempla os seguintes cargos:

  • especialista em regulação - 122 vagas;
  • analista administrativo - 54 vagas;
  • técnico em regulação - 109 vagas; e
  • técnico administrativo - 119 vagas.

Vale lembrar que todos os órgãos federais tiveram, até 31 de maio, para enviar seus pedidos de autorização de concurso ao Governo Federal.


As demandas serão avaliadas pelo MGI, pasta comandada pela ministra Esther Dweck.


Em 2022, a Anatel solicitou, para os mesmos cargos, 374 vagas, porém não obteve autorização.



A agência alega que, desde a sua criação, não conta com o quantitativo de servidores previsto em lei e que, inclusive, o seu quadro está defasado.


A autarquia diz, também, que tem enfrentado decréscimos significativos por conta das vacâncias e aposentadorias.


Atualmente, a Anatel tem um quadro com 1.286 servidores, enquanto a previsão é de 1.690 e, portanto, o órgão pretende preencher todos os seus cargos vagos.

Anatel solicita novo concurso, com 404 vagas, para cargos de níveis médio e superior

(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)

Como foi o último concurso Anatel?

O último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017. Ou seja, a agência não pode mais convocar aprovados, sendo necessário realizar uma nova seleção para suprir os cargos vagos.


Em 2014, foram ofertadas 100 vagas. Do total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação. As funções tinham o nível médio como requisito.


Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.


Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos. No exame de múltipla escolha foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).


Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!