Concurso Bandes não avança com preparativos e deve atrasar

Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo informa que não avançou nos preparativos do concurso Bandes 2022. Prazos devem atrasar. Entenda!

Autor:
Publicado em:02/05/2022 às 13:33
Atualizado em:02/05/2022 às 13:33

Ao que tudo indica, o concurso Bandes deve atrasar. Previsto para ser homologado e ter todas as suas etapas ainda no primeiro semestre, o órgão confirmou à Folha Dirigida que não avançou com os preparativos.

A realização do concurso, no entanto, não foi descartada e deve acontecer. No entanto, o prazo de homologar até junho certamente deve atrasar, já que o edital ainda não saiu e segue sem previsão.

Ao nosso Jornalismo, o banco respondeu:

"O banco ainda não avançou na formulação do processo seletivo. Para o primeiro semestre deste ano, ainda não há previsão", disse o Bandes.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo pretendia divulgar o edital, receber as inscrições, aplicar provas e homologar o concurso ainda neste primeiro semestre, conforma divulgou com exclusividade à nossa reportagem.

Como não avançou ainda, o Bandes não informou uma nova previsão.

Em dezembro, o banco estava na fase de levantamento de requisitos para elaboração do edital. A expectativa era a partir de janeiro iniciar o processo de escolha da banca organizadora. 

Novo concurso Bandes já foi confirmado pelo diretor

No final de 2021, o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira confirmou que seria realizado um novo concurso em 2022. A informação foi dada em entrevista ao jornal A Tribunal.

O diretor, no entanto, não confirmou mais informações.

Fachada do Bandes
Concurso Bandes deve atrasar previsão de homologação
(Foto: Divulgação)

Qual será o cargo do concurso Bandes 2022?

Segundo o Bandes, o cargo que será ofertado no próximo concurso é o técnico bancário na especialidade Tecnologia da Informação (TI). O quantitativo de vagas ainda está em definição pela comissão interna da instituição.

O diretor-presidente não descartou a presença de outras áreas, tais como: economia, contabilidade e administração - que poderão tem cadastro de reserva ou vagas.

Mas, por ora, apenas o técnico bancário de TI está confirmado pelo banco.

Por que TI?

O diretor-presidente do banco já explicou o motivo pelo qual a especialidade de TI deverá ser a prioridade deste concurso. O representante do banco revela que foi iniciado um processo de digitalização. O objetivo é extinguir todo procedimento feito através de papel para facilitar o acesso ao crédito.

Com isso, tudo será feito por meio do digital e o empreendedor não precisa ir até o banco. Ele, no entanto, não descarta uma possível oferta para outras áreas, após estudos da comissão.

Sobre o último concurso Bandes

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo realizou seu último concurso público em 2012. O último edital foi publicado há quase dez anos e contou apenas com duas vagas imediatas em cargos de técnico bancário.

Embora o cargo tenha sido o mais cobiçado da área bancária, as áreas foram bem específicas: engenharia agronômica (uma vaga) e engenharia civil ou de produção civil (uma vaga).

Em ambos, a jornada era de 30 horas semanais para um salário de R$3.079,98 e, após 90 dias, R$3.169,45 mais os benefícios adicionais, que são:

  • Plano de Previdência Privada
  • Plano de Saúde
  • Assistência Odontológica
  • Auxilio Alimentação e Refeição
  • Vale Transporte e
  • Auxílio Babá/Creche.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, marcadas para março daquele ano. Os concorrentes tiveram que responder a questões de Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Conhecimento de Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos.