A Prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, publicou edital de novo concurso nesta sexta-feira, 20, para atuação na Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. A oferta é de 23 vagas para analista de políticas públicas, carreira de nível superior.
Do total de oportunidades, 22 são para especialidade de Serviço Social e uma para Psicologia. Para se candidatar é preciso ter ensino superior na respectiva área e registro no conselho profissional competente.
As remunerações iniciais são de R$4.646,28. Os aprovados deverão cumprir jornada de 40 horas de trabalho por semana.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros.
As inscrições do concurso Belo Horizonte MG ficarão abertas de 20 de julho a 19 de agosto, pelo site do Instituto IBDO, organizador da seleção.
O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$110.
Poderão solicitar a isenção da taxa: membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico). Para isso será necessário completar requerimento específico e enviar a documentação comprobatória das condições de 20 a 22 de julho, pelo portal do Instituto IBDO.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
Concurso Belo Horizonte MG terá provas em novembro
O concurso Belo Horizonte MG será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação de ambas está marcada para o dia 20 de novembro, na própria capital de Minas Gerais.
Os candidatos terão quatro horas para responder a 50 questões e elaborar uma redação.
As perguntas da prova objetiva serão distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 5 questões;
- Conhecimento do SUAS: 25 questões;
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
A avaliação objetiva valerá de zero a 100 pontos, mediante o número de acertos. Será classificado na etapa quem obtiver 60% de aproveitamento no conjunto de disciplinas.
Serão corrigidas as redações dos 500 candidatos com as melhores pontuações na prova objetiva para a especialidade de Serviço Social. Desse total, 350 serão de ampla concorrência, 100 de negros e 50 de pessoas com deficiência.
Já para a especialidade de Psicologia serão 100 redações corrigidas dos concorrentes melhores pontuados na objetiva, sendo 70 de ampla concorrência, 20 de negros e dez de pessoas com deficiência.
A seleção terá prazo de validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a Prefeitura de Belo Horizonte poderá convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos servidores.