Novo concurso Belo Horizonte MG tem banca organizadora definida

Instituto IBDO é escolhido como organizador do novo concurso BH para analista de políticas públicas. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:17/01/2022 às 12:57
Atualizado em:17/01/2022 às 12:57

O Instituto Brasileiro de Incentivo ao Desenvolvimento Organizacional (Instituto IBDO) será o organizador do novo concurso para Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 17, a banca apresentou a melhor proposta e se enquadra nos requisitos do município.

Por isso, o Instituto IBDO está apto a ser contratado como banca organizadora do concurso. Ele ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

A escolha da banca organizadora é uma das últimas etapas antes da abertura do concurso. Por isso, é possível que o edital seja publicado ainda nos primeiros meses de 2022.

A oferta será de 23 vagas para o cargo de analista de políticas públicas. Desse total, 22 serão para especialidade de Serviço Social e uma para Psicologia.

Também será formado um cadastro de reserva, em que os aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade da seleção.

Fachada da Prefeitura de Belo Horizonte
Prefeitura de Belo Horizonte prepara novo concurso para
analista de políticas públicas (Foto: Divulgação)

Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso Belo Horizonte MG, que funciona como um espelho para o edital.

De acordo com esse documento, para se candidatar será necessário ter ensino superior completo na área (Serviço Social ou Psicologia) e registro no conselho profissional competente. 

A remuneração inicial será de R$4.646,28 para jornada de 40 horas de trabalho por semana.

Concurso Belo Horizonte MG será composto por duas etapas

Os candidatos do concurso Belo Horizonte MG serão avaliados por duas etapas: provas objetivas e provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. 

No total, serão cobradas 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (incluindo estudo e interpretação de texto): 5 questões;
  • Conhecimento do Suas (legislação, normativas e orientações técnicas): 25 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

A avaliação objetiva valerá de zero a 100 pontos, mediante o número de acertos. Conforme o projeto básico, será classificado na etapa quem obtiver 60% de aproveitamento no conjunto de disciplinas.

Já o exame discursivo consistirá em três questões sobre tema contemporâneo em Assistência Social (Proteção Social, Gestão, Provimento e Controle Social no Suas).

Os aprovados estarão submetidos à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Preparativos do concurso BH foram iniciados em 2020

Os preparativos para abertura do concurso começaram em dezembro de 2020, quando a Prefeitura de Belo Horizonte formou uma comissão organizadora. Servidores foram designados para trabalhar nos preparativos do edital e escolha da banca.

No começo de 2020, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania abriu um processo seletivo para contratação temporária de analista social com formação em Serviço Social.

Ao todo, foram abertas 22 vagas imediatas para o cargo. Com o término da vigência contratual, o município de Belo Horizonte prepara o concurso para ingresso de efetivos.

O último concurso para o cargo de analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte foi realizado em 2015. A oferta foi de 55 vagas para as especialidades de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Educação Física e Psicologia.

A banca organizadora foi a Fundação Renato Azeredo (FRA). Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

BH recebe inscrições em novo concurso para auditor fiscal

A Prefeitura de Belo Horizonte tem inscrições abertas para concurso com 14 vagas de auditor fiscal de tributos municipais. A carreira é destinada a quem possui nível superior em qualquer área.

O salário é de R$15.022,52 para jornada de 40 horas por semana. As inscrições serão aceitas no site da RBO Concursos, banca organizadora, até 3 de fevereiro.

O concurso BH será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação está prevista para os dias 26 e 27 de março. Confira os detalhes aqui! 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio em PDF e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!