A licitação para escolha da banca organizadora do novo concurso para Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, terá uma nova data: 17 de dezembro. Na quarta-feira, 1º de dezembro, o processo inicial precisou ser anulado.
Em contato com o setor de licitações, Folha Dirigida apurou que inconsistências bancárias não permitiram o prosseguimento do processo. Porém, o pregão eletrônico será reaberto no dia 17, tendo em vista a urgência para contratação da banca.
O projeto básico do concurso BH, que funciona como um espelho para o edital, está mantido. Dessa forma, o número de vagas, cargos e demais detalhes da seleção não devem apresentar mudanças com a reabertura da licitação.
Estão previstas 23 vagas imediatas para o cargo de analista de políticas públicas, sendo 22 para especialidade de Serviço Social e uma para Psicologia.
Também será formado um cadastro de reserva, em que os aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade da seleção.
De acordo com o projeto básico, para se candidatar será necessário ter ensino superior completo na área (Serviço Social ou Psicologia) e registro no conselho profissional competente.
A remuneração inicial será de R$4.646,28 para jornada de 40 horas de trabalho por semana.
Concurso BH terá provas objetivas e discursivas
O concurso Belo Horizonte MG para analista de políticas públicas será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos deverão responder a 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa (incluindo estudo e interpretação de texto): 5 questões;
- Conhecimento do Suas (legislação, normativas e orientações técnicas): 25 questões;
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
A avaliação objetiva valerá de zero a 100 pontos, mediante o número de acertos. De acordo com o projeto básico, será classificado na etapa quem obtiver 60% de aproveitamento no conjunto de disciplinas.
Já o exame discursivo consistirá em três questões sobre tema contemporâneo em Assistência Social (Proteção Social, Gestão, Provimento e Controle Social no Suas).
Os aprovados estarão submetidos à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.
Preparativos do concurso BH começaram em 2020
Os trâmites para abertura do concurso foram iniciados em dezembro de 2020, quando a Prefeitura de Belo Horizonte formou uma comissão organizadora. Servidores foram designados para trabalhar nos preparativos do edital e escolha da banca.
No começo do ano passado, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania abriu um processo seletivo para contratação temporária de analista social com formação em Serviço Social.
No total, foram abertas 22 vagas imediatas para o cargo. Com o término da vigência contratual, o município de Belo Horizonte prepara o concurso para ingresso de efetivos.
O último concurso para o cargo de analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte foi realizado em 2015. A oferta foi de 55 vagas para as especialidades de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Educação Física e Psicologia.
A banca organizadora foi a Fundação Renato Azeredo (FRA). Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
BH também realiza concurso para auditor fiscal
A Prefeitura de Belo Horizonte também realiza concurso para 14 vagas de auditor fiscal de tributos municipais, cujo edital já foi publicado. A carreira é destinada a quem possui nível superior em qualquer área.
A remuneração é de R$15.022,52 para jornada de 40 horas por semana. As inscrições serão aceitas no site da RBO Concursos, banca organizadora, de 3 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022.
O concurso BH será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação está marcada para os dias 26 e 27 de março. Confira os detalhes aqui!
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio em PDF e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.