Concurso BNDES com 150 vagas tem banca definida e edital em breve

Previsto para outubro de 2024, edital do concurso BNDES terá 99 vagas para níveis médio e superior. Saiba tudo aqui!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:11/04/2024 às 18:05
Atualizado em:26/04/2024 às 14:28

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social realizará um novo concurso BNDES. A previsão é que o edital seja publicado em outubro deste ano. A Fundação Cesgranrio será a banca organizadora, conforme dispensa de licitação publicada no Diário Oficial da União de 22 de abril.


A nova oferta de vagas da seleção já foi confirmada pela instituição à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos. Agora, serão oferecidas 150 vagas e também haverá formação de cadastro de reserva.


Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o banco explicou que os acréscimos ocorreram em função dos recentes desligamentos de funcionários, como aposentadorias.


"Os empregados admitidos no novo concurso ingressarão no BNDES em um novo Plano de Cargos e Salários que está em fase de aprovação. Por este motivo, não é possível, no momento, informar as ênfases (áreas de conhecimento) e as condições de ingresso dos novos empregados", afirmou o BNDES.


Fique por dentro dos concursos!


Fundação Cesgranrio será a banca do concurso BNDES. Saiba mais!


Concurso BNDES vem aumentando oferta de vagas


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social confirmou que o próximo concurso BNDES terá 150 vagas mais cadastro de reserva.


As vagas serão para a carreira de analista, de nível superior, nas seguintes áreas:


  • Administração;
  • Análise de Sistemas - Desenvolvimento;
  • Análise de Sistemas - Suporte;
  • Análise de Sistemas - Cibersegurança;
  • Arquitetura-Urbanismo;
  • Arquivologia Digital;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciência de Dados;
  • Comunicação Social;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia; e
  • Psicologia Organizacional. 


Em março, a oferta do próximo concurso BNDES era de 94 vagas em cargos dos níveis médio e superior. Ainda no mesmo mês a oferta já havia subido de 94 para 96 vagas.


Além das oportunidades imediatas, será formado um cadastro de reserva. A informação foi divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social à Folha Dirigida por Qconcursos.


Concurso BNDES será organizado pela Fundação Cesgranrio


O concurso do BNDES já tem banca organizadora definida! A Fundação Cesgranrio será a instituição responsável por receber inscrições e aplicar as provas da seleção.


A dispensa de licitação confirmando a instituição à frente do concurso foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 22. Nela, fica confirmada a contratação da banca pelo BNDES por cinco anos, ou seja, com possibilidade organização de mais concursos do banco.


A Fundação Cesgranrio leva vantagem quando o assunto é histórico no concurso do BNDES.


Ao todo, a banca organizou os últimos sete concursos do BNDES (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012).


Além disso, a Cesgranrio tem se destacado nos últimos anos por organizar vários concursos de carreiras bancárias. Incluindo os da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.


A Fundação Cesgranrio também é a banca do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que bateu recorde com mais de 2 milhões de inscritos.


As provas organizadas pela Cesgranrio geralmente são de múltipla escolha, contendo cinco alternativas, com o candidato indicando uma alternativa correta, tendo um ponto (ou a pontuação do peso da matéria) e não existindo retirada de ponto no caso de erro da questão.

A Fundação Cesgranrio leva vantagem. A banca já organizou os últimos sete concursos do BNDES (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012).


Quer conquistar sua vaga nos concursos bancários? Baixe agora mesmo o ebook gratuito "Guia de Concursos Bancários" e tenha acesso a todas as informações para a sua aprovação. ACESSE AQUI!


Concurso BNDES terá vagas reservadas


O concurso do BNDES já foi confirmado pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante.


Além disso, de acordo com ele, o edital terá uma reserva de 40% das vagas para cotas, sendo 30% para negros e 10% para pessoas com deficiência. 


Segundo Mercadante, o objetivo é que o número de negros chegue a 20% do corpo de empregados da instituição.


Atualmente, o banco tem um percentual aproximado de 14,6% de negros (12,9% de pardos e 1,7% de pretos). 


Por meio desse compromisso com a diversidade e a inclusão, o BNDES pretende promover inovações significativas no próximo concurso, especialmente em relação à reserva de vagas para cotas.


Concurso BNDES irá ofertar 99 vagas de níveis médio e superior

(Foto: Divulgação)


Comece a estudar para o concurso do BNDES. Cadastre-se e tenha acesso a aulas gratuitas!


Quais os cargos do BNDES?


Os cargos e a oferta por nível de escolaridade do novo concurso BNDES continuam sendo avaliados pela instituição.


O que podemos afirmar é que as contratações de empregados são feitas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 


Por mais que os cargos do concurso ainda não tenham sido revelados, o Plano de Cargos e Salários do BNDES apresenta apenas duas carreiras, sendo uma de nível médio e outra de nível superior. Veja:


Nível médio


  • técnico de suporte administrativo.


Nível superior


  • profissional básico nas áreas de: Administração; Análise de Sistemas - Desenvolvimento; Análise de Sistemas - Suporte; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Economia; Engenharia; Geologia; e Psicologia.


Prepare-se para novos concursos públicos em 2024


O que faz um Técnico de Suporte Administrativo do BNDES?

O Técnico de Suporte Administrativo do BNDES é responsável por executar atividades técnicas, administrativas e especializadas afetas a sua área de atuação, prestando suporte aos estudos e execução de projetos e realizando rotinas administrativas de organização e arquivamento da documentação do Sistema BNDES.


O que faz um Profissional Básico do BNDES?

O Profissional Básico do BNDES é responsável por desenvolver tarefas de natureza técnico-administrativas, relacionadas ao negócio da Instituição, dando suporte às atividades da Unidade, elaborando relatórios e outras demandas, com pareceres conclusivos.


-> Comece a estudar para o concurso BNDES. Assista aulas gratuitas:


O que faz cada uma das especialidades do concurso BNDES?


Os aprovados no próximo concurso BNDS ingressarão com um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A remuneração inicial do aprovado será de R$20.900.


De acordo com o antigo PCCS, as vagas de nível superior possuíam a nomenclatura de profissional básico.


Conforme indicado acima, entre as oportunidades da nova seleção estão os cargos de análise de sistemas (Cibersegurança e Ciência de Dados), que não se encontravam no antigo PCCS.


Com base no antigo plano, confira abaixo algumas das atribuições de cada uma das carreiras que serão oferecidas no novo concurso BNDES.


Administração

  • Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução;
  • Elaborar relatório analítico do orçamento de desembolsos do BNDES;
  • Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições;
  • Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos; entre outros.

Análise de Sistemas - Desenvolvimento

  • Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos ao desenvolvimento e manutenção de soluções informatizadas;
  • Levantar necessidades relativas aos processos de negócios do BNDES, da BNDESPAR e da Finame, bem como especificar requisitos necessários à elaboração das soluções informatizadas;
  • Realizar atividades técnicas necessárias à elaboração de especificações técnicas visando à contratação e aquisição de soluções informatizadas, bem como à contratação de empresas especializadas para a realização de projetos ou serviços específicos;
  • Diagnosticar problemas observados nas soluções informatizadas, avaliando e propondo as medidas necessárias para sua correção;
  • Participar da definição e acompanhar a aplicação de controles de segurança da informação relacionados à utilização de soluções informatizadas adquiridas ou desenvolvidas; entre outros.

Análise de Sistemas - Suporte

  • Especificar e estabelecer padrões, processos, normas e procedimentos relativos à infra-estrutura e segurança do ambiente de tecnologia da - informação e de telecomunicações do BNDES, da BNDESPAR e da Finame;
  • Realizar atividades técnicas necessárias à elaboração de especificações técnicas visando à contratação e aquisição de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações, bem como à contratação de empresas especializadas para a realização de projetos ou serviços específicos;
  • Pesquisar e propor a utilização de novas tecnologias de informação e de telecomunicações para atender necessidades específicas de serviço;
  • Analisar viabilidade técnica da implantação de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações; - Participar da definição e acompanhar a aplicação de controles de segurança da informação relacionados à utilização de soluções de tecnologia da informação e de telecomunicações adquiridas ou desenvolvidas; entre outros.

Arquitetura e Urbanismo

  • Fomentar e analisar pedidos de financiamento a projetos integrados urbanos, de transporte coletivo urbano e de saneamento ambiental, proteção e recuperação de recursos hídricos;
  • Elaborar relatórios sobre os projetos a serem submetidos à deliberação da Diretoria do BNDES;
  • Elaborar especificações técnicas para contratação de obras e serviços de arquitetura (incluindo lay-out, comunicação visual e mobiliário) e de instalações prediais (elétrica, hidráulica, luminotécnica, ar-condicionado, telecomunicações), visando o atendimento de necessidades nas instalações físicas do BNDES no Rio de Janeiro e nas Representações;
  • Realizar vistoria técnica nas áreas de intervenção;
  • Realizar visitas de análise e de acompanhamento de projetos, elaborando relatórios para subsidiar a tomada de decisão sobre a colaboração financeira do BNDES; entre outros.

Arquivologia

  • Organizar os arquivos intermediários, permanentes e correntes do BNDES, da BNDESPAR e da Finame;
  • Elaborar tabelas de temporalidade de documentos e de classificação por assunto;
  • Analisar, classificar, selecionar e conservar os documentos;
  • Prestar assistência técnica aos arquivos correntes quanto à organização da documentação, normas de recolhimento e empréstimo e fluxo documental;
  • Realizar treinamento para os empregados responsáveis pela execução de tarefas ligadas à organização e tratamento dos arquivos do BNDES, da BNDESPAR e da Finame; entre outros.

Ciências Contábeis

  • Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições;
  • Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos;
  • Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES;
  • Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; entre outros.

Comunicação Social

  • Atender às demandas por informações e esclarecimentos por parte da imprensa;
  • Produzir e acompanhar entrevistas exclusivas e coletivas;
  • Produzir matérias jornalísticas (entrevistas e reportagens) para divulgação interna em meios impresso e eletrônico;
  • Produzir press releases para divulgação na imprensa;
  • Editar o jornal interno; entre outros.

Direito

  • Acompanhar a legislação brasileira e a jurisprudência dos tribunais superiores para subsidiar a elaboração de pareceres;
  • Zelar pela uniformização dos procedimentos de natureza jurídica, observando, inclusive, as normas aprovadas pela diretoria;
  • Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas;
  • Analisar a viabilidade jurídica dos projetos, objetivando a identificação dos aspectos pertinentes à administração, controle e alçadas decisórias dos postulantes de colaboração financeira e às suas respectivas garantias;
  • Elaborar contratos e aditivos contratuais; entre outros.

Economia

  • Acompanhar o desempenho da economia brasileira e internacional, bem como as questões relativas a organismos internacionais, que inclui a análise de propostas de políticas para o BNDES;
  • Formular e acompanhar o Processo Permanente de Planejamento e as Políticas Operacionais do BNDES;
  • Desenvolver e acompanhar metodologias visando ao aprimoramento das atividades, estudos e trabalhos setoriais desenvolvidos nas áreas operacionais;
  • Analisar estatísticas operacionais e elaborar e acompanhar a execução do Plano de Ação do BNDES;
  • Elaborar previsão orçamentária e acompanhar sua execução; entre outros.

Engenharia

  • Participar da discussão sobre desenvolvimento e revisão de linhas e programas de financiamento;
  • Efetuar análise de classificação de risco de empresas e/ou grupos econômicos, bem como dos agentes financeiros do BNDES, com vistas ao dimensionamento de limites de crédito para essas instituições;
  • Divulgar as Políticas Operacionais do BNDES de forma a fomentar a solicitação de financiamentos para novos projetos;
  • Prestar informações e orientações sobre as linhas de financiamento do BNDES;
  • Orientar os postulantes de apoio financeiro na elaboração dos projetos e dos documentos requeridos, em conformidade com os procedimentos e as normas internas; entre outros.

Psicologia

  • Participar dos processos de desenvolvimento organizacional, oferecendo subsídios quanto aos aspectos psicossociais;
  • Planejar e desenvolver ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, no sentido de obter maior produtividade e realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações;
  • Participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursos humanos;
  • Participar do planejamento, organização e execução de atividades vinculadas aos subsistemas de recursos humanos: atração, seleção, alocação, desenvolvimento, movimentação, avaliação de desempenho e desligamento, entre outros;
  • Atuar no planejamento, desenvolvimento e execução de programas e/ou atividades na área da saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida; entre outros.


Comece a estudar para o concurso do BNDES. Cadastre-se e tenha acesso a aulas gratuitas!


Qual é o salário do BNDES?

Com carga horária de trabalho de 30 horas semanais, os salários iniciais da carreira de técnico de suporte administrativo são de R$4.794,50, podendo chegar a R$14.373,36, com progressão na carreira. Veja a tabela remuneratória do cargo:



Já os salários iniciais do profissional básico são de R$15.048,69, chegando a R$35.043,22, com as progressões. Veja a tabela remuneratória da carreira:



Nomeados ainda recebem benefícios?

De acordo com o atual Plano de Cargos e Salários, para técnico de suporte administrativo os ganhos iniciais são de R$4.794,50, podendo chegar a R$14.373,36, com as progressões na carreira. 


Já para profissional básico, os valores iniciais são de R$15.048,69 por mês, chegando a R$35.043,22, com as progressões. Os aprovados no concurso ainda terão direito ao vale-transporte e uma série de benefícios, sendo: 


  • auxílio-refeição;
  • cesta alimentação;
  • assistência à saúde;
  • exames periódicos; e
  • assistência educacional (por dependente com idade até 17 anos e 11 meses).


Há também Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atrelada ao alcance de metas e indicadores de desempenho, Previdência Complementar, Salário Maternidade, Salário Paternidade e outras gratificações.


Como foi o último concurso do BNDES?

O último concurso do BNDES ocorreu em 2012 e teve o prazo de validade encerrado em 2015. Organizada pela banca Fundação Cesgranrio, a seleção contou com mais de 130 mil inscritos


Na época, foram ofertadas oportunidades em cadastro de reserva para cargos dos níveis médio e superior. 


As oportunidades de nível médio contemplaram a carreira de técnico de suporte administrativo. Já as vagas para nível superior foram destinadas ao cargo de profissional básico, nas especialidades abaixo:

  • Administração;
  • Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte);
  • Arquitetura;
  • Arquivologia;
  • Biblioteconomia;
  • Comunicação Social;
  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia;
  • e Psicologia.


A remuneração chegava a R$ 9.128,01, de acordo com a função e jornada de trabalho.


Etapas do concurso

O concurso público do BNDES compreendeu duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.


Prova objetiva: o que caiu no último concurso do BNDES

Para o cargo de nível médio, a prova objetiva foi composta de 70 questões de múltipla escolha, divididas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (25)
  • Matemática (25)
  • Língua Estrangeira (8)
  • Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (6)
  • Conhecimentos Gerais (6)


Português foi a disciplina com mais relevância na prova de técnico administrativo, seguido de Matemática, com mais ênfase em aritmética e problemas.


Já para candidatos de nível superior, a prova foi composta de 50 questões, sobre as disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa (20)
  • Língua Estrangeira (10)
  • Conhecimentos Específicos (20)


Com base em análises do último edital, temas de Conhecimentos Específicos foram os mais cobrados na avaliação.


Prova discursiva

A prova discursiva consistiu em uma redação para nível médio, no valor de até 40 pontos. Já para nível superior, o exame teve valor de 50 pontos e foi constituída em 5 questões dissertativas de conhecimentos específicos para as áreas de nível superior.


+ Resolva provas anteriores do concurso BNDES


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Salário

Até R$ 20.900,00

Cargos

14
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Bloco 8: Aula de Direito Constitucional | #maratonaqc

Equipe Qconcursos