Fundação Cesgranrio: o que estudar para o concurso BNDES?

Professor Luiz Rezende traz as principais características da Cesgranrio, além de temas mais comuns para estudar para o concurso BNDES.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/05/2024 às 18:03
Atualizado em:06/05/2024 às 16:50

O concurso BNDES será organizado pela Fundação Cesgranrio, uma das bancas mais conceituadas do país, conhecida por sua atuação em concursos de diversos bancos e órgãos públicos.


Conhecer a banca organizadora do concurso público, é essencial para uma preparação eficaz, ao facilitar o direcionamento dos estudos enquanto o edital não é publicado.


Para isso, o professor Luiz Rezende, especialista em concursos públicos, traz as principais características da Cesgranrio, além de temas mais comuns para estudar com foco no concurso BNDES.


Perfil da banca Cesgranrio para o concurso BNDES

Nos últimos anos, a Fundação Cesgranrio tem sido responsável por diversos concursos bancários renomadas, como concursos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Rio Grande do Sul, entre outros.


A banca também ficou responsável pela organização do Concurso Nacional Unificado, uma seleção de abrangência nacional que oferece milhares de vagas para mais de 20 órgãos federais.


Além disso, a Fundação Cesgranrio tem um grande histórico em concursos do BNDES. Os últimos sete concursos do BNDES foram organizados pela Cesgranrio (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012).

BNDES será organizado pela Fundação Cesgranrio e ofertará 150 vagas para nível superior

(Foto: Divulgação)


Saber o perfil da banca organizadora é fundamental para direcionar os estudos para o próximo edital do BNDES. O professor do Qconcursos, Luiz Rezende, reforçou essa importância.

"É fundamental conhecermos o perfil da banca organizadora para sabermos como nos preparar, focando nas matérias mais abordadas, no estilo das questões, no aprofundamento em cada matéria, e inclusive no estudo remissivo, pautado em temas de questões anteriores. O organizado tem vantagem sobre o desorganizado, e conhecer o estilo da banca é uma enorme vantagem competitiva".


Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book gratuito "Perfil das Banca Organizadoras", incluindo a Fundação Cesgranrio. Confira!


Pela afinidade da Fundação Cesgranrio com concursos bancários, os candidatos que se preparam para uma prova bancária específica, organizada pela banca, também estão aptos a enfrentar os desafios de outros certames bancários, de certa forma.


Apesar do BNDES não fazer parte do sistema financeiro nacional, os concursos do banco apresentam áreas temáticas em comum com as demais instituições financeiras. 


Outro ponto importante, é que resolver provas de concursos organizados pela Fundação Cesgranrio, bem como provas anteriores do BNDES, é uma ótima forma de se preparar para a prova do próximo concurso do banco.


Mas, afinal, quais os assuntos mais importantes para a prova?


Veja o que estudar para o concurso BNDES

O professor Luiz Rezende lista os principais assuntos para estudar para o concurso BNDES. São eles: 

  • Mercado de câmbio no mercado de capitais;
  • Crédito do agronegócio, de serviços, da indústria;
  • Português;
  • Matemática;
  • Informática; e
  • Administração Geral e Pública.


Compreendendo o perfil da banca e os assuntos mais cobrados, é fundamental resolver questões de provas de concursos bancários organizados pela Fundação Cesgranrio para se preparar para a prova do concurso BNDES. 


Nesta etapa pré-edital, concentre-se nos temas destacados pelo professor Luiz Rezende e estude com foco e determinação!


Comece a estudar para o concurso do BNDES. Cadastre-se e prepare-se para a carreira de analista de Administração!


Assista aula gratuita para o concurso BNDES:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Salário

Até R$ 20.900,00

Cargos

14
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso Escrevente TJ SP - Gabarito do Simulado

Equipe Qconcursos