Concurso Bombeiros AM: deputado quer iniciar diálogo para novo edital
Deputado diz que vai iniciar diálogo com o Governo do Estado para que seja feito um estudo para novo concurso Bombeiros AM.
Autor:
Publicado em:09/12/2020 às 21:46
Atualizado em:09/12/2020 às 21:46
Um novo concurso Bombeiros AM pode entrar no radar em breve! O deputado estadual João Luiz (Republicanos) disse que vai iniciar um diálogo com o Governo do Estado para avaliar a possibilidade.
A declaração foi dada nesta quarta-feira, 9, em solenidade na sede do CBMAM, na qual o deputado entregou equipamentos de proteção (EPs) à corporação.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Danízio Valente, estava presente e disse que o quadro de combatentes é formado por um contingente de 648 homens atualmente.
Na avaliação dele, esse número não é suficiente. E o deputado anunciou a providência.
“Vamos iniciar um diálogo com o Governo do Estado para que seja feito um estudo sobre a viabilidade de realização de um concurso público ao Corpo de Bombeiros. A corporação necessita de um contingente equipado, treinado e preparado para atender a população amazonense.”
Se os estudos forem para frente, este será mais um concurso da Segurança do Amazonas que poderá sair em 2021. Recentemente o governador já disse que os editais para a Polícia Civil e a Polícia Militar estão previstos para o primeiro semestre.
Concurso Bombeiros AM é apoiado pelo deputado João Luiz
(Foto: Mauro Smith)
Mas a seleção não saiu do papel. Agora, a expectativa é que com o apoio do deputado João Luiz as negociações para o novo edital tenham êxito e o concurso seja realizado o mais breve possível para recompor o quadro.
As 228 vagas autorizadas em 2018 não deverão valer mais, um novo aval será necessário. Mas as oportunidades prometidas seriam distribuídas entre as carreiras de oficial e soldado da seguinte forma:
Cargos
Vagas
Soldado
30
Oficial
198
A carreira de oficial exige nível superior e para soldado o requisito é o nível médio. No último edital, de 2009, os ganhos eram de R$1.512,86 e R$ 4.147,77, respectivamente.
De acordo com ele, essas seleções já estão dentro do planejamento do governo estadual, embora tudo dependa de como o ano fiscal do Amazonas vai fechar.
O governador reconheceu que o estado tem limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas ainda assim confirmou a perspectiva de novos editais e disse que eles saem assim que a situação financeira permitir.
"Já é algo planejado. Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para a Polícia Civil e a Polícia Militar). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem, ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado."
As declarações do governador Wilsom Lima foram dadas durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor).
Desse total de vagas, 424 seriam para o concurso Polícia Civil AM, distribuídas entre as carreiras de delegado, investigador, peritos, auxiliar, padioleiro e escrivão.
Para o concurso PM AM, eram previstas 681 vagas, distribuídas entre os cargos de oficial combatente e de saúde, cabo especialista músico, cabo especialista de saúde e soldado.