Concurso Bombeiros AM: decreto amplia quadro e viabiliza novo edital

Novo decreto no Amazonas abre caminho para o novo concurso Bombeiros AM. Estado poderá ampliar o quadro em mais de 80%.

Autor:
Publicado em:25/03/2021 às 17:30
Atualizado em:25/03/2021 às 17:30

O novo concurso Bombeiros AM está chegando. O Governo do Amazonas publicará, nos próximos dias, o decreto que possibilita ao Estado ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em mais de 80%.

O novo Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE) vai viabilizar a realização de concursos públicos e a expansão de postos dos bombeiros no interior do estado. Atualmente, o efetivo é de 2.429 homens. O novo quadro prevê 4.483 vagas para combatentes e praças.

O decreto foi assinado nesta quinta-feira, 25, durante solenidade realizada no auditório do Comando Geral do CBMAM, no Comando Geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

O secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, que representou o governador Wilson Lima na cerimônia, ressaltou a importância da ampliação do quadro em todas as frentes de atuação dos bombeiros, incluindo a área da saúde.

“Em um momento de pandemia, poder aparelhar, instrumentalizar o interior do estado com quadros qualificados do corpo de bombeiros do Amazonas é sempre muito importante”, enfatizou o secretário.

O QDE está ligado à Lei de Organização Básica (LOB) da corporação e projeta a ampliação do efetivo em todas as unidades e setores subordinados. Hoje, a corporação conta com postos em dez municípios do interior, além dos postos na capital. 

Com a aprovação do novo quadro é possível realizar concursos públicos que ampliarão o efetivo de combatentes e praças e permitirão a abertura de novas unidades bombeiro militar nos demais 51 municípios.

Ainda é cedo para dizer quando o edital do concurso Bombeiros AM será publicado. Tendo em vista as informações divulgadas pelo governo do estado, a expectativa é que seja uma oferta de vagas atrativas em todas as frentes de atuação, incluindo a área da saúde.

“Esse QDE vai nos permitir ampliar o nosso efetivo para 4.483 bombeiros, tanto da saúde quanto do nosso pessoal combatente, e isso vai propiciar que eles alcancem os mais altos postos da nossa corporação", observou o coronel Danízio Valente, comandante-geral do CBMAM.

Já conhece a Folha Cursos? Folha Dirigida agora tem curso preparatório!

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso Bombeiros AM é aguardado desde 2017

Em 2017, o então governador do Amazonas, José Melo, chegou a anunciar a confirmação do concurso Bombeiros AM. No ano seguinte, o Estado ainda publicou autorização para preencher 1,3 mil vagas na Segurança, das quais 228 seriam para o CBMAM.

Mas a seleção não saiu do papel. As 228 vagas autorizadas em 2018 não deverão valer mais, um novo aval será necessário. As oportunidades prometidas seriam distribuídas entre as carreiras de oficial e soldado da seguinte forma:

Cargos Vagas
Soldado 30
Oficial 198

A carreira de oficial exige nível superior e para soldado o requisito é o nível médio. No último edital, de 2009, os ganhos eram de R$1.512,86 e R$4.147,77, respectivamente.

Novo concurso Bombeiros AM pode sair em breve
Novo concurso Bombeiros AM pode sair em breve
(Foto: Lucas Silva/Secom)

Concurso PM AM e PC AM estão previstos

Os concursos Polícia Civil AM e PM AM também estão previstos. No ano passado, o próprio governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que os editais poderiam sair ainda no primeiro semestre de 2021. Porém, novas informações ainda não foram divulgadas.

No início de março, em contato com a reportagem da Folha Dirigida, quando questionada sobre esses editais, a Secretaria de Comunicação do Estado limitou-se a dizer que "por enquanto não há nova data prevista para lançamento dos editais".

No ano passado, o governador havia dito que o concurso PC AM e o concurso PM AM já estavam dentro do planejamento do governo estadual, embora tudo dependesse de como o ano fiscal do Amazonas iria fechar.

O governador reconheceu que o estado tem limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas ainda assim confirmou a perspectiva de novos editais e disse que eles saem assim que a situação financeira permitir. 

"Já é algo planejado. Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para a Polícia Civil e a Polícia Militar). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem, ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado."

As declarações do governador Wilson Lima foram dadas durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor).

Em 2018 uma portaria foi publicada autorizando abertura de 1.300 mil vagas para toda a Segurança Pública do Amazonas. Mas os editais não saíram por questões orçamentárias. Como já se passaram dois anos, os próximos editais deverão ter esse quantitativo reavaliado.

Desse total de vagas, 424 seriam para o concurso Polícia Civil AM, distribuídas entre as carreiras de delegado, investigador, peritos, auxiliar, padioleiro e escrivão.

Para o concurso PM AM, eram previstas 681 vagas, distribuídas entre os cargos de oficial combatente e de saúde, cabo especialista músico, cabo especialista de saúde e soldado.

Os últimos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Amazonas ocorreram em 2009. Já a Polícia Militar divulgou quatro editais em 2011.

Prepare-se com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!