Concurso Bombeiros AP: sai convocação para os testes físicos

Corpo de Bombeiros do Amapá divulga convocação para os testes físicos do concurso para soldados. Etapa será nos dias 7 e 8 de fevereiro!

Autor:
Publicado em:27/01/2023 às 17:09
Atualizado em:27/01/2023 às 17:09

O Corpo de Bombeiros do Amapá divulgou a convocação para a terceira fase do concurso para soldados: os testes físicos. Ao todo, foram chamados 295 candidatos, habilitados nas fases anteriores. 

A avaliação das capacidades físicas (ACF) será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro, em locais diferentes. 

No dia 7, os convocados deverão se apresentar no Quartel do 2⁰ Grupamento Bombeiro Militar, no bairro São Lázaro, na Zona Norte da capital. Os portões serão abertos às 7h e fechados às 7h30.

Já no dia 8, as avaliações serão no Estádio Milton de Souza Correa, no bairro do Zerão, na Zona Sul de Macapá. Os portões serão abertos às 6h e fechados às 6h30.

Será necessário executar os seguintes exercícios: 

  • Flexão de cotovelos na barra fixa;
  • Resistência abdominal em 1 minuto;
  • Natação de 100 metros;
  • Flexão de braços sobre o step;
  • Corrida de velocidade - 50 metros;
  • Corrida de 12 minutos.

Os candidatos deverão se apresentar com trajes apropriados para a prática de educação física (sunga ou maiô no dia de natação), munidos de atestado médico (original e cópia) ou cópia autenticada em cartório, emitido no prazo máximo de 30 dias antes da realização do teste.

Bombeiros do Amapá apagando um incêndio
Concurso do Corpo de Bombeiros do Amapá terá testes físicos 
em fevereiro (Foto: Divulgação)

O concurso Bombeiros AP ainda terá as etapas de: Teste de Avaliação Psicológica; Exame de Saúde; Investigação Social. Os classificados ainda serão convocados para o Curso de Formação.

Concurso Bombeiros AP tem oferta para soldados

edital do concurso para o Corpo de Bombeiros do Amapá foi divulgado em abril do ano passado. A oferta é para formação de cadastro de reserva para a carreira de soldado combatente. Os requisitos para inscrição foram: 

  • Ensino médio completo;
  • Idade de 18 a 30 anos até o último dia de inscrição no concurso;
  • Altura de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.

A remuneração será de R$2.827, no decorrer do curso de formação, e R$5.313,18 depois do curso. Esses valores são brutos, sem os descontos obrigatórios. 

Neste concurso, o cargo de soldado passou a exigir o ensino médio completo. Uma vez que o governo estabeleceu que o curso de formação será equivalente ao nível superior, como Tecnólogo em Segurança Pública. 

“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador Waldez Góes. 

As inscrições puderam ser feitas até o dia 10 de junho, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora. No total, 27 mil pessoas se candidataram

A primeira etapa do concurso foi a prova objetiva, aplicada em 24 de julho de 2022. Os concorrentes foram submetidos a 60 questões, durante quatro horas, sendo dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática, cinco de Física, cinco de Química, cinco de Biologia, cinco de História do Estado do Amapá. 

Além de cinco de Geografia do Estado do Amapá, cinco de Noções de Informática, cinco de Noções de Direito e cinco de Legislação Específica. 

oferta do concurso é para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados poderão ser convocados durante todo o prazo de validade (de dois anos, com chance de prorrogação por mais dois), 

Segundo o governo do Amapá, a estimativa é que a primeira turma para o curso de formação tenha 200 aprovados para o Corpo de Bombeiros.

Bombeiros AP prepara concurso com 280 vagas para oficiais

O Corpo de Bombeiros do Amapá também prepara um novo concurso com 280 vagas, em cadastro de reserva, para oficiais combatentes.

A carreira tem como requisito o ensino superior completo. Ainda não há informações se as vagas do próximo edital serão distribuídas por áreas ou serão para graduados em qualquer área.

Também é necessário ter idade máxima de 35 anos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais. Os salários atuais não foram revelados. 

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida como banca organizadora da seleção. Ela será a responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas. 

Ainda não há um prazo oficial para a publicação do edital, mas espera-se que seja no início de 2023. 

Além do Corpo de Bombeiros, o governo do Amapá realizará concurso com 400 vagas para oficiais combatentes da Polícia Militar. A FGV também será a banca organizadora.