Concurso Bombeiros AP: FGV é definida como banca para 280 vagas

Governador do Amapá anuncia contratação da FGV para organizar o novo concurso Bombeiros AP com 280 vagas para oficiais combatentes. Veja!

Autor:
Publicado em:28/12/2022 às 09:32
Atualizado em:28/12/2022 às 09:32

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida para organizar o concurso com 280 vagas, em cadastro de reserva, para oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros do Amapá. As informações foram anunciadas pelo governador do Estado, Waldez Góes, na terça-feira, 27. 

Como banca organizadora, a FGV ficará responsável por receber as inscrições em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. 

O governador não precisou uma data para a divulgalçao do edital, mas disse que será 'em breve'. A partir da contratação da FGV, a banca e o Corpo de Bombeiros deverão se reunir para concluir o cronograma de inscrições e provas. 

"Nós já finalizamos todo o processo, estamos aqui com a banca contratada. Portanto, é se preparar, esperar o edital e correr para o abraço", disse o governador, em vídeo publicado nas redes sociais .

Como as vagas do concurso Bombeiros AP serão para cadastro de reserva, os aprovados poderão convocados durante todo o prazo de validade da seleção, conforme a necessidade do governo estadual. 

Oficiais do Corpo de Bombeiros do Amapá durante formatura com o governador Waldez Góes
Governo do Amapá prepara novo concurso para oficiais 
do Corpo de Bombeiros  (Foto: André Rodrigues/Governo AP)

A carreira de oficial combatente tem como requisito o ensino superior completo. Ainda não há informações se as vagas do próximo edital serão distribuídas por áreas ou serão para graduados em qualquer área.

Também é necessário ter idade máxima de 35 anos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais. Os salários atuais não foram revelados. 

Em 2022, foi publicado um edital do concurso para soldados do Corpo de Bombeiros. Porém, para o quadro de oficiais, não são abertas novas seleções desde 2012.

Além do Corpo de Bombeiros, o governo do Amapá prepara concurso com 400 vagas para oficiais combatentes da Polícia Militar. A FGV também será a banca organizadora. 

Veja como foi o último concurso Bombeiros AP para oficiais

O último concurso Bombeiros AP para oficiais foi realizado há dez anos, em 2012. Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas para oficial e 30 para músicos. Para todas as funções era preciso o nível superior completo. 

O salário de oficial já formado, na época, correspondia a R$4.461,57 e para músico, R$2.027,66.

A banca organizadora foi a Fundação Universa. O processo seletivo foi composto por diferentes etapas: 

  • Prova objetiva;
  • Exames médicos;
  • Teste de capacidade física.

Os aprovados nessas fases foram encaminhados para o curso de formação, com duração de três anos, para oficial, e seis meses, para soldado.