Concurso Bombeiros PI: edital sairá em até três meses, diz corporação
Com o contrato com a banca encaminhado para assinatura, corporação prevê publicação do edital do concurso Bombeiros PI em até três meses.
Autor:
Publicado em:12/04/2022 às 09:37
Atualizado em:12/04/2022 às 09:37
O edital do concurso Bombeiros PI será publicado em dois meses, no máximo, três. A informação foi dada nesta terça-feira, 11, pelo relações públicas da corporação, tenente-coronel José Veloso, em entrevista ao Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde.
Desta forma, o edital deverá ser publicado até julho. No entanto, tudo indica que isso ocorrerá ainda neste semestre. Isso porque os trâmites finais já estão em andamento.
Como revelado por Folha Dirigida, o contrato com a banca organizadora, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), foi encaminhado, na última semana, para a assinatura do reitor da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi).
Além do contrato, a comissão fiscalizadora deste documento também já está formada e deve ser oficializada por meio de uma publicação no Diário Oficial.
Apesar de não suprir o déficit que existe atualmente no Corpo de Bombeiros do Piauí, o novo concurso irá ajudar a estruturar as novas unidades no interior.
"No momento, estamos com uma defasagem grande. Esse concurso vai suprir um pouco dessa defasagem. Também não temos condições de atender toda a necessidade imediata. Temos uma previsão de 1.400 homens, em lei, e um efetivo de 300. Essa diferença não dá pra ser atendida de imediato. Então, a política do comando é fazer concursos para atingir essa meta", explicou o tenente-coronel José Veloso.
Ainda segundo Veloso, o concurso não será regionalizado, mas haverá vagas na capital e no interior, "particularmente nessas cidades que estão em implantação de unidades, como Oeiras e Esperantina". O salário também está definido, sendo ele de R$3.294.
Concurso Bombeiros PI pode ter edital neste semestre
(Foto: Divulgação)
Confira as vagas e etapas do concurso Bombeiros PI
Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do edital do concurso Bombeiros PI. O documento confirma as vagas e etapas da seleção.
Segundo o termo de referência, serão oferecidas 60 vagas para a carreira de soldado, que tem o nível médio completo como requisito.
Além disso, a corporação costuma exigir idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição, carteira de habilitação a partir da categoria "B" e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os vencimentos ainda não foram revelados.
O projeto básico do edital também revela que os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Piauí espera receber, pelo menos, 5 mil candidatos. O projeto traz ainda outros detalhes, como as vacâncias na corporação, que podem permitir que mais aprovados, além das vagas imediatas (60), sejam convocados.
Segundo o documento, por lei, a corporação deve contar com 1.442 bombeiros militares, mas, atualmente, dispõe de 344 militares na ativa. Um déficit de 1.098 cargos.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
Cargos: soldado
Vagas: 60
Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
Remuneração: R$3.294
Banca: Nucepe
Edital: 2022
Veja como foi o último concurso Bombeiros PI
O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.
Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
O Nucepe também foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação. A primeira delas, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo de:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Química;
Física;
Noções de Informática;
Legislação Institucional; e
Noções de Direito.
Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social. Os aprovados foram convocados para o curso de formação.