Um novo concurso para o Corpo de Bombeiros de Roraima já foi autorizado pelo Executivo estadual. No entanto, enquanto o edital não é divulgado, a corporação registra um alto déficit de servidores.
Em discurso realizado na Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado Marcos Jorge destacou o baixo efetivo operacional disponível para os trabalhos no estado. De acordo com o parlamentar, o quadro do Corpo de Bombeiros conta com apenas 43 soldados, número insuficiente para atender às demandas de um estado que vem crescendo em termos habitacionais.
“Temos um trabalho muito forte do Governo do Estado na área da segurança pública, como o fortalecimento da Polícia Militar, da nossa Polícia Civil, da Polícia Penal. Mas nós estamos com déficit muito grande no Corpo de Bombeiros, o último concurso foi em 2013, há 12 anos, quando a população era pouco mais de 483 mil habitantes, mas estamos chegando a 750 mil habitantes, um crescimento de 52%”, destacou.
Para reforçar a urgência de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros de Roraima, o deputado informou que somente em 2025 foram registradas 5 mil ocorrências de urgência e emergência, o que representa uma média de 30 atendimentos diários.
Outros parlamentares também destacaram a importância do reforço no efetivo. De acordo com o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Rárison Barbosa, o incremento de pessoal é urgente.
"Não precisamos esperar um colapso, está humanamente impossível atender às diversas demandas em nosso estado!", pontuou.
A autorização para o concurso do Corpo de Bombeiros de Roraima ocorreu em setembro de 2024. No entanto, até o momento não houve movimentações administrativas, como a formação da comissão organizadora e a contratação da banca.
Ainda não há detalhes sobre o quantitativo de vagas que deverá ser ofertado no concurso.
O salário inicial da carreira de soldado é de R$4,8 mil. Já para o quadro de oficiais, na patente de aspirante, a remuneração inicial é de R$11,6 mil.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Deputado estadual destaca necessidade de novo concurso Bombeiros RR
(Foto: Divulgação/CBM RR)
Como foi o último concurso Bombeiros RR?
Em 2013, foi realizado o último concurso Bombeiros RR. Na ocasião, a oferta foi de 150 vagas para soldado combatente.
O cargo teve como requisitos o ensino médio completo, idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Organizado pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), o concurso foi composto pelas etapas de:
- prova objetiva;
- exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física;
- avaliação psicológica, através de exame psicotécnico; e
- investigação social.
Na prova objetiva, foram cobradas 100 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Defesa Civil e Direito Ambiental, Conhecimentos Específicos, Física e Química, Atualidades Gerais, História e Geografia e Noções de Informática.
