Um novo concurso para ingresso de servidores efetivos da Câmara Municipal de Macapá, no Amapá, deve ser realizado em 2023. De acordo com o presidente da Casa, vereador Marcelo Dias, os preparativos já foram iniciados.
Estão em andamento estudos para consolidação da estrutura administrativa e dos cargos disponíveis.
“Há cargos antigos que já foram extintos. Então vamos fazer as devidas adequações à realidade atual, inclusive com uso de novas tecnologias e plataformas de informação”, disse o presidente ao Diário do Amapá.
Marcelo Dias informou que a comissão organizadora do concurso Câmara de Macapá AP deve ser formada após as eleições, em outubro. Já a contratação da banca e a publicação do edital estão previstas para serem concluídas até o primeiro semestre de 2023.
A posse dos aprovados deve ocorrer até dezembro do próximo ano. “Até no segundo semestre de 2023 deveremos ter novos funcionários efetivos da Câmara de Macapá”, anunciou o parlamentar.
Não há registros de concursos para a Câmara de Macapá. Por isso, a orientação para quem deseja iniciar os estudos é se basear em editais publicados por Câmaras e órgãos do Poder Legislativo pelo país.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
PM e Bombeiros AP realizam concursos com 4 mil vagas
Na última semana de abril, foram publicados os editais dos concursos PM e Bombeiros AP com 4 mil vagas para soldados, em cadastro de reserva. Desse total, 2.500 são para atuação na Polícia Militar e 1.500 para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
A carreira de soldado tem os seguintes requisitos:
- Ensino médio completo;
- Idade de 18 a 30 anos até o último dia de inscrição no concurso;
- Altura de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.
A remuneração será de R$2.827, durante o curso de formação, e R$5.313,18 após o curso. Esses valores são brutos, sem os descontos obrigatórios.
Confira as datas de inscrição:
- Concurso PM AP: 2 de maio a 3 de junho;
- Concurso Bombeiros AP: 9 de maio a 10 de junho.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora das seleções.
Os candidatos serão avaliados por diversas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva. A aplicação será no dia 17 de julho para PM e 24 de julho para os Bombeiros AP.