Concurso CBMERJ soldado: estrutura da prova prática é revelada

A segunda etapa do concurso CBMERJ para soldados teve seus detalhes revelados. Confira os índices e testes que serão cobrados!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:25/11/2024 às 15:01
Atualizado em:25/11/2024 às 16:17

Apesar dos atrasos na contratação da banca organizadora, o concurso CBMERJ para o cargo de soldado continua confirmado. Entre os novos detalhes divulgados, estão informações importantes sobre a segunda etapa, composta por testes práticos.


A equipe do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a um documento que apresenta a estrutura da prova prática, incluindo os índices exigidos para cada teste. Essa será a segunda etapa do concurso, a ser realizada após a aplicação da prova objetiva.


No documento, o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, tenente-coronel Jair Breta Júnior, destacou que a prova prática será conduzida por meio de um Teste de Habilidade Específico (THE).


Durante o exame, os candidatos deverão realizar as seguintes atividades:

  • apneia voluntária em repouso;
  • apneia voluntária em movimento;
  • nado livre; e
  • flutuação.

Esses detalhes já haviam sido mencionados em abril pela reportagem, quando o concurso ainda estava em fase de estudos.


Agora, o comandante trouxe o detalhamento de cada atividade, com o respectivo índice. Veja a seguir:

Apneia voluntária em repouso

Descrição: o candidato deverá se posicionar no interior de uma piscina, com as mãos apoiadas em sua borda, e, após o sinal do fiscal de prova, submergir a cabeça, mantendo-a o máximo de tempo possível


Apneia voluntária em movimento

Descrição: o candidato deverá se deslocar em uma piscina de 25 ou 50 metros, saindo da borda, já estando em seu interior, com o seu corpo totalmente submerso, após o sinal do fiscal de prova


Nado Livre (100 metros) 

Descrição: o candidato deverá, em uma piscina de 25 ou 50 metros, saindo de sua borda e já posicionado em seu interior, realizar um deslocamento de 100 metros em nado livre, em massa líquida, sem poder segurar as bordas, sem tocar o fundo em qualquer ponto da piscina, após o início da prova sinalizado pelo fiscal de prova


Flutuação (4kg de lastro)

Descrição: o candidato, utilizando em sua cintura um cinto de lastro com 4 kg, deverá permanecer, sem apoio de seus pés ou qualquer parte de ser corpo, flutuando em massa líquido.


Serão convocados para a prova prática apenas os candidatos aprovados na primeira etapa, que consistirá na aplicação de provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório.


Até o momento, foi confirmado que a prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma com cinco alternativas.


Além disso, os candidatos que não atingirem o mínimo de dez acertos em qualquer uma das áreas de conhecimento serão eliminados do concurso.


As provas objetivas serão realizadas de forma regionalizada em diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro.


Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Outras etapas do concurso CBMERJ

Além da provas objetiva e prática, o concurso CBMERJ para soldado de Busca e Salvamento ainda contará com outras fases, sendo elas:

  • Teste de Aptidão Física (TAF): corrida de meio fundo, a ser realizada em pista de atletismo de 400 metros; flexão e extensão MMSS, a ser realizada em barra fixa cilíndrica com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm; e flexão abdominal;
  • exame de saúde; e
  • avaliação de títulos.

A data para a realização dessas etapas ainda não foi definida.


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro chegou a prever que as provas objetivas seriam realizadas ainda este ano. No entanto, com o atraso no processo de escolha da banca, é improvável que os exames sejam aplicados em 2024.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Novo concurso CBMERJ para soldado tem estrutura de prova confirmada

(Foto: Divulgação/CBMERJ)


Concurso CBMERJ tem 144 vagas autorizadas

O concurso CBMERJ foi oficialmente autorizado em outubro, por meio de despacho publicado no Diário Oficial e assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.


A seleção disponibiliza 144 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar, com foco na área de Busca e Salvamento.


Entre as oportunidades, 20% serão destinadas a candidatos negros e indígenas, enquanto 10% serão reservadas para pessoas em situação de hipossuficiência. O restante será disputado em ampla concorrência.


Em abril, o Qconcursos Folha Dirigida já havia antecipado a realização do concurso, revelando que o Corpo de Bombeiros estava iniciando o processo de escolha da banca organizadora, mesmo antes da autorização formal.


De acordo com o CBMERJ, o cargo de soldado bombeiro militar oferece remuneração inicial de R$3.056,42, durante o curso de formação, aumentando para R$5.333,86, após a conclusão e formatura.

Ingresso até junho, diz CBMERJ

O CBMERJ também confirmou o prazo previsto para o ingresso dos futuros aprovados, com as contratações previstas para ocorrerem ainda no primeiro semestre de 2025.


Para que esse cronograma seja cumprido, é necessário que as tratativas avancem e o edital seja publicado ainda este ano.


Vale lembrar que, por se tratar de um concurso da área de Segurança, a seleção do CBMERJ envolve diversas etapas, o que impede uma conclusão em poucos meses.


Veja dicas do preparados Elon Júnior para se dar bem no TAF:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoCorpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

Cargos

1

Vagas

144