Concurso CBMERJ: contrato é assinado e CFO será pela Uerj
O concurso CBMERJ, para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), voltará ao Vestibular da Uerj. Termo foi assinado e publicado.
Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:13/12/2024 às 09:50
Atualizado em:13/12/2024 às 09:49
Agora é oficial! O concurso CBMERJ, para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), voltará ao Vestibular da Uerj. O termo de cooperação entre as partes foi assinado e publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro desta sexta-feira, 13.
Conforme o documento, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro terá a Uerj como responsável pelo concurso de admissão ao 1º ano do CFO.
O contrato foi assinado no último dia 10 e seguirá vigente por um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Neste período, o edital deverá ser publicado, com a primeira etapa sendo realizada por meio do vestibular da Uerj.
Corpo de Bombeiros do RJ retoma concurso CBMERJ pelo vestibular da Uerj
(Foto: CBMERJ)
Entenda como funciona o CFO pelo Vestibular da Uerj
Até 2021, as seleções para oficiais do CBMERJ eram realizadas por meio do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
No entanto, após a pandemia e com o aumento no número de inscritos, a corporação decidiu contratar uma banca organizadora para realizar o seu próprio exame.
Nos concursos de 2022/2023 e 2024, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a responsável pela organização da seleção.
Neste ano, a corporação chegou a realizar um processo licitatório, escolhendo o Instituto AOCP.
No entanto, em 14 de outubro, o diretor-geral de Administração e Finanças, coronel Rodrigo de Jesus Maia, enviou um ofício ao setor de Gestão de Pessoas, levantando a possibilidade de um acordo com a Uerj e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
"Com os cumprimentos em estilo, encaminhamos o presente processo após tomarmos ciência de que existe a possibilidade de celebração de um acordo entre a Sedec e a UERJ para que o processo seletivo de ingresso no CFO seja conduzido pela UERJ", diz o documento.
De acordo com o coronel, com o acordo firmado, a contratação de uma banca organizadora seria considerada "desnecessária".
Vale destacar que a universidade realiza dois vestibulares por ano, o 1º e o 2º Exame de Qualificação, sendo uma prova em cada semestre. Geralmente, o CBMERJ usa a prova do primeiro exame para admitir os alunos do CFO.
No vestibular, a primeira etapa costuma ser constituída por uma prova objetiva e discursiva.
O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação.
Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados, dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso, são convocados para a parte específica, que é realizada pela própria corporação.
As provas foram aplicadas no dia 21 de abril, com os gabaritos sendo divulgados no dia seguinte. A FGV foi a banca responsável.
Os candidatos responderam a 100 questões de múltipla escolha. Após a realização das provas objetivas, os aprovados foram convocados para as etapas seguintes, que foram compostas pelo Teste de Aptidão Física (TAF) e o exame de saúde.
Aqueles classificados dentro do número de vagas foram submetidos a um período de adaptação, de até 20 dias. Neste período, as vagas remanescentes, de possíveis candidatos desistentes, puderam ser aproveitadas, seguindo a ordem de classificação final.
Com o resultado final homologado e passado o período de adaptação, inicia-se o curso de formação do CBMERJ.
O CFO do CBMERJ tem duração mínima de quatro anos. Os exames podem acontecer inclusive nos sábados, domingos ou feriados.