Desta forma, a concorrência geral chega a 799 candidatos por vaga. Com isso, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro alcança o seu objetivo, em relação à procura pela seleção.
Segundo a corporação, a escolha pela FGV, e não pelo vestibular da UERJ, ocorreu devido à alta procura pela seleção no último ano, quando os candidatos realizaram uma prova isolada, não havendo necessidade de participarem do processo da Universidade.
Com isso, o número de inscritos, que ficava entre 1.900 e 3.900, saltou para 20.234 em 2021. E, agora, chega a cerca de 31 mil, podendo variar após o prazo para recursos.
Ao todo, a corporação seleciona para o preenchimento de 40 oportunidades, no cargo de oficial. Desse total, 28 são destinadas à ampla concorrência, quatro para as pessoas com hipossuficiência econômica e oito para os candidatos negros ou indígenas.
Para concorrer às vagas, é preciso ter o nível médio completo. Diferente de outras seleções militares, esta não conta com divisão entre homens e mulheres, além de não exigir limite de idade, sendo necessário possuir 18 anos ou mais para participar.
Os aprovados terão ganhos iniciais de R$3.897,24, podendo ser acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)
Cargos: oficial
Vagas: 40
Requisitos: nível médio
Remuneração: R$3.897,24
Banca: FGV
Inscrições: de 1º de setembro a 6 de outubro
Provas: 27 de novembro
Concurso CBMERJ terá provas no próximo dia 27
Os candidatos do concurso CBMERJ serão avaliados por meio de provas objetivas, sob responsabilidade da FGV. A partir dessa fase, os aprovados realizarão a segunda etapa, a ser aplicada pelo Corpo de Bombeiros.
Todas as etapas ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro. A prova objetiva está marcada para o dia 27 de novembro, no turno da tarde, com o fechamento dos portões às 12h30. O exame contará com 100 questões, sendo elas:
Língua Portuguesa (15 perguntas);
Matemática (15);
Física (15);
Química (15);
Biologia (dez);
Geografia (dez);
História (dez);
Língua Estrangeira - Inglês (cinco); e
Sociologia (cinco).
Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50 questões do total da prova. Os habilitados, em até quatro vezes o número de vagas, serão convocados para as demais fases.
Durante a aplicação das etapas que compõem a segunda fase do concurso, os candidatos serão divididos, na forma do cronograma, entre as turmas A e B, de acordo com a classificação na prova objetiva, sendo:
Turma A: do 1º ao 80º colocado; e
Turma B: do 81º ao 160º colocado.
A segunda fase terá início com a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), previsto para ocorrer em janeiro, nos dias 3, 4, 9 e 10.
Nessa etapa, os concorrentes realizarão uma corrida de meio-fundo de 2.400 metros em 12 minutos, 100 metros na natação em dois minutos e 30 segundos, três repetições de flexão e extensão de MMSS (barra fixa) e 35 abdominais em um minuto.
Os aprovados realizarão então as últimas etapas. A convocação para o CFO está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2023. Após o resultado final, o concurso será homologado.