Concurso CBMERJ soldado tem 5 bancas na disputa; confira!

Folha Dirigida por Qconcursos divulga, com exclusividade, o nome das 5 bancas que estão na disputa pelo concurso CBMERJ de soldado. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:22/05/2024 às 13:04
Atualizado em:22/05/2024 às 14:01

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro avaliará a proposta de cinco bancas organizadoras para o seu concurso CBMERJ de soldado.


Folha Dirigida por Qconcursos revela, com exclusividade, o nome das instituições que estão na disputa, sendo:

  • Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquita (IBPG);
  • Instituto AOCP;
  • Fundação Getúlio Vargas;
  • Instituto Access; e
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan)

Todas as bancas acima enviaram as documentações dentro do prazo estipulado pelo CBMERJ.


As propostas foram recebidas pela diretoria e, agora, serão avaliadas pela comissão examinadora responsável. A escolha se dará pelo critério da melhor técnica e preço.


Vale lembrar que a este concurso CBMERJ de soldado vai preencher 144 vagas, no cargo de soldado bombeiro militarna qualificação de Busca e Salvamento, conforme revelou Folha Dirigida por Qconcursos, com exclusividade, no mês de abril.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novo concurso CBMERJ para soldado avança na escolha da banca

(Foto: Divulgação)


Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento em que a diretoria elege a comissão examinadora, que está responsável pela análise das propostas enviadas


Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente e confira as características da FGVCesgranrioFCCCebraspe e Instituto AOCP.

Concurso CBMERJ será para nível médio

A carreira de soldado terá como exigência o nível médio completo. Entretanto o Estudo Técnico Preliminar (ETP) acessado pela resportagem não revela se será aplicado limite de idade.


Atualmente, os soldados precisam comprovar, pelo menos, 18 anos completos e, no máximo, 32 anos.


No último edital publicado para a carreira, os salários iniciais para soldados eram de R$2.791,72, valor este que poderia ser elevado com a gratificação de habilitação profissional, em caso de conclusão de curso de formação com aproveitamento.


Das 144 vagas previstas, 20% serão reservadas para candidatos negros e indígenas, enquanto 10% serão para hipossuificientes. As demais serão para a ampla concorrência.

Concurso CBMERJ tem etapas confirmadas

Folha Dirigida por Qconcursos confirmou que o novo concurso CBMERJ para soldado terá o chamado "exame intelectual", ou seja, uma prova objetiva.


A avaliação terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, com cinco alternativas cada.


De acordo com o estudo técnico, as avaliações ocorrerão em todo Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.

Outras etapas do concurso CBMERJ

Além da prova objetiva, o concurso CBMERJ para soldado de Busca e Salvamento ainda contará com outras fases, sendo:

  • prova prática: apneia voluntária em repouso; apneia voluntária em movimento; nado Livre; e flutuação;
  • Teste de Aptidão Física (TAF): corrida de meio fundo, a ser realizada em pista de atletismo de 400 metros; flexão e extensão MMSS, a ser realizada em barra fixa cilíndrica com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm; e flexão abdominal;
  • exame de saúde; e
  • avaliação de títulos.

>>> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Último concurso CBMERJ de soldado foi em 2023

O último concurso CBMERJ para soldados foi organizado pelo Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds) e ofertou 800 vagas, para soldados e sargentos músicos.


A seleção teve os editais publicado no início de 2023. Do total de oportunidades, 670 foram para soldados e 130 para sargentos músicos.


Para o cargo de soldado, os requisitos eram a idade mínima de 18 anos, no momento da nomeação, e até 32 anos, no dia de abertura das inscrições, além da escolaridade, que variava conforme a especialidade.