“Tem a minha simpatia, tenho interesse em fazer o concurso público que, pra mim, é a principal porta de entrada”, avaliou Wellington.
Para que um novo concurso seja realizado, a CLDF deve formar uma comissão para iniciar os preparativos do edital. Também devem ser definidos os cargos, áreas e as vagas que serão oferecidos.
Uma banca organizadora ainda deve ser contratada para operacionalizar as inscrições e as provas do próximo concurso.
O presidente da CLDF também aproveitou a reunião com o sindicato para reforçar seu desejo de concluir a nomeação de todos os aprovados no último concurso.
Publicados em maio de 2018, os editais do último concurso para a Câmara Legislativa do Distrito Federal trouxeram a oferta de mais de 80 vagas para diferentes funções.
As oportunidades foram para os cargos de técnico legislativo sem especialidade e para as áreas de Arquivo e Biblioteca, secretário, fotógrafo, Enfermagem e Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais.
Além de inspetor de polícia legislativa, consultor legislativo, consultor técnico legislativo e procurador.
As remunerações dos servidores, na época, variaram de R$10 mil a R$15 mil, dependendo da função.
Para todas as carreiras a jornada de trabalho foi de 30 horas. A seleção recebeu quase 100 mil inscrições.
Os candidatos do concurso CLDF foram avaliados por provas objetivas e escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames foram realizados em Brasília DF.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.
Na prova objetiva, por exemplo, as questões foram sobre Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Legislativo, Realidade do DF, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.
As fases da seleção variaram de acordo com o cargo concorrido. Confira abaixo um resumo de como foram:
Cargo: Consultor legislativo
Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos
Cargo: Consultor técnico legislativo
Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva, prova prática e análise de títulos
Cargo: Inspetor de Polícia Legislativa
Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova prática de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica; curso de formação e avaliação de títulos
Cargo: Técnico legislativo
Etapas de seleção: prova objetiva; prova prática de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica e curso de formação.
Cargo: Procurador
Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova oral e avaliação de títulos
No vídeo abaixo, saiba como começar a estudar para concursos do zero: