O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz, confirmou o interesse em realizar um novo concurso CLDF.
A informação foi passada por ele em reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindical), na última terça-feira, 19.
“Tem a minha simpatia, tenho interesse em fazer o concurso público que, pra mim, é a principal porta de entrada”, avaliou Wellington.
Para que um novo concurso seja realizado, a CLDF deve formar uma comissão para iniciar os preparativos do edital. Também devem ser definidos os cargos, áreas e as vagas que serão oferecidos.
Uma banca organizadora ainda deve ser contratada para operacionalizar as inscrições e as provas do próximo concurso.
O presidente da CLDF também aproveitou a reunião com o sindicato para reforçar seu desejo de concluir a nomeação de todos os aprovados no último concurso.
Publicados em maio de 2018, os editais do último concurso para a Câmara Legislativa do Distrito Federal trouxeram a oferta de mais de 80 vagas para diferentes funções.

CLDF pode ter um novo concurso público
(Foto: Divulgação)
As oportunidades foram para os cargos de técnico legislativo sem especialidade e para as áreas de Arquivo e Biblioteca, secretário, fotógrafo, Enfermagem e Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais.
Além de inspetor de polícia legislativa, consultor legislativo, consultor técnico legislativo e procurador.
As remunerações dos servidores, na época, variaram de R$10 mil a R$15 mil, dependendo da função.
Para todas as carreiras a jornada de trabalho foi de 30 horas. A seleção recebeu quase 100 mil inscrições.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!
Concurso CLDF foi composto por diferentes etapas
Os candidatos do concurso CLDF foram avaliados por provas objetivas e escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames foram realizados em Brasília DF.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.
Na prova objetiva, por exemplo, as questões foram sobre Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Legislativo, Realidade do DF, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.
As fases da seleção variaram de acordo com o cargo concorrido. Confira abaixo um resumo de como foram:
Cargo: Consultor legislativo
- Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos
Cargo: Consultor técnico legislativo
- Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva, prova prática e análise de títulos
Cargo: Inspetor de Polícia Legislativa
- Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova prática de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica; curso de formação e avaliação de títulos
Cargo: Técnico legislativo
- Etapas de seleção: prova objetiva; prova prática de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica e curso de formação.
Cargo: Procurador
- Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova oral e avaliação de títulos
No vídeo abaixo, saiba como começar a estudar para concursos do zero:




















