Quem discordar do resultado das provas poderá entrar com recurso. O IBFC receberá os pedidos a partir das 10h da próxima segunda-feira, 27, até as 17h da terça-feira, 28.
Para o cargo de carteiro, de nível médio, o resultado da prova objetiva foi divulgado na última sexta, 17, e já pode ser consultado no site da banca. O prazo para recursos, no entanto, já foi encerrado.
Resultado das provas do concurso Correios é divulgado para os cargos de nível superior
(Foto: Divulgação)
É importante destacar que os candidatos ao cargo de analista dos Correios, de nível superior, também foram avaliados por meio de provas discursivas.
As notas dessa avaliação ainda não foram disponibilizadas, pois apenas terão as provas discursivas corrigidas os candidatos aprovados na prova objetiva.
Conforme especificado no edital, serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados dentro do limite de até três vezes o número de vagas por cargo/especialidade/localidade, considerando também os empates na última posição de classificação, caso ocorram.
Os Correios ainda não divulgaram o cronograma pós-provas, com as datas de divulgação dos próximos resultados, assim como a previsão de homologação, convocação e nomeações.
As provas objetivas e discursivas do atual concurso Correios foram realizadas em 15 de dezembro. Na etapa objetiva, foram cobradas 50 questões de múltipla escolha, para todos os cargos.
As disciplinas cobradas variaram conforme o nível de escolaridade, sendo:
Nível médio – Carteiro
Língua Portuguesa: 15 questões
Matemática: dez questões
Noções de Informática: dez questões
Conhecimentos Gerais: dez questões
Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
Nível superior – Analista
Língua Portuguesa: dez questões
Matemática: 5 questões
Noções de Informática: dez questões
Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
Conhecimentos Específicos: 20 questões
Na prova discursiva, os candidatos precisavam produzir um texto com 20 a 30 linhas, conforme o tema proposto pela banca organizadora.
Além das oportunidades imediatas, o concurso dos Correios também pode destinar a formação de um cadastro de reserva com 5.975 vagas, que poderão ser preenchidas durante o período de validade da seleção.
A maior parte das vagas é direcionada ao cargo de carteiro, cujo requisito mínimo é a conclusão do ensino médio.
O processo seletivo também reserva 30% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, além de 10% destinadas a pessoas com deficiência, promovendo maior inclusão e diversidade.