Agora, as instituições interessadas precisarão enviar as propostas par ao processo de dispensa de licitação que será realizado. A previsão é que as propostas sejam abertas em 8 de maio, a partir das 9h.
Concurso Correios tem teste físico?
Além da preparação para as provas objetivas e discursivas da seleção, há um aspecto frequentemente subestimado que pode ser determinante na busca pela vaga: o teste físico.
Isso mesmo! O concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos cobrou teste físico para o último concurso, no cargo de agente dos correios. Carreira que exige nível médio, nas funções de carteiro, atendente comercial e suporte.
No projeto básico da seleção, que a Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso com exclusividade, não consta a informação de teste físico para o concurso. Por isso, o próximo edital pode não exigir essa etapa.
As especialidades que serão oferecidas também ainda não foram reveladas e nem confirmadas. De acordo com a estatal, o quantitativo de vagas ainda está em definição.
O edital do concurso Correios está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2024. Segundo o presidente da estatal, Fabiano Silva, o documento com as regras da seleção será divulgado em setembro.
No último concurso Correios, realizado em 2011, as etapas cobradas para as especialidades de Carteiro e Operador de Triagem foram:
- Provas objetivas
- Avaliação da Capacidade Física Laboral
Que tal dar um passo à frente no concurso Correios e aumentar as suas chances de ser aprovado: BAIXE O E-BOOK Planejamento de Estudos para os Correios! Tenha conteúdos exclusivos, como um planejamento exclusivo feito pelo Fernando Mesquita.
O que foi cobrado no Teste Físico do concurso Correios?
Na etapa de teste físico da última seleção para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foram cobradas as atividades de teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria.
No teste de barra fixa, o candidato de sexo masculino precisou executar, no mínimo, três flexões. Já a candidata do sexo feminino teve que permanecer na posição determinada, no mínimo, dez segundos.
Para ser considerado apto na corrida de 12 minutos, os homens precisaram percorrer a distância mínima de 2.200 metros. Já as mulheres, a distância mínima percorrida para aprovação foi de 1.800 metros, em igual tempo.
Já os testes de força muscular, chamado de testes de dinamometria, foi realizado duas horas após o término da corrida de 12 minutos. A atividade consistiu em em exames com a seguinte aparelhagem:
- Manual: capacidade de carga = 50 Kgf
- Dorsal: capacidade de carga = 200 Kgf
- Escapular: capacidade de carga = 50 Kgf
De acordo com o edital, as manobras de força tiveram que ser realizadas em séries de três tentativas por aparelho. O resultado de maior valor foi considerado.
Baixe agora mesmo o Planejamento de estudos do concurso Correios e comece a se preparar para garantir sua vaga! Faça o download gratuito aqui!
Como é o teste de dinamometria?
O teste de dinamometria é uma etapa que visa avaliar a força e resistência física dos candidatos. Nesta etapa, os participantes são submetidos a uma série de exercícios que envolvem o uso de equipamentos específicos, como o dinamômetro, que mede a força muscular.
Os candidatos são instruídos a realizar movimentos como flexão e extensão dos membros superiores e inferiores, bem como outras atividades que exigem esforço físico. O objetivo é determinar a capacidade do candidato de realizar tarefas que demandem força física, como o transporte de cargas e manuseio de equipamentos.
Além de avaliar a força muscular, o teste de dinamometria também pode incluir avaliações da resistência física e da capacidade de realizar atividades repetitivas por um período prolongado.
No último edital o teste obedeceu os seguintes critérios de avaliação:
→ Dinamometria Manual - desempenho mínimo para aprovação:
- Masculino: 35 Kgf
- Feminino: 30 Kgf
→ Dinamometria Escapular - desempenho mínimo para aprovação:0
- Masculino: 30 Kgf
- Feminino: 25 Kgf
→ Dinamometria Dorsal - desempenho mínimo para aprovação:
- Masculino: 90 Kgf
- Feminino: 80 Kgf
Clique aqui e comece agora a estudar para o concurso Correios!
Como o candidato deve executar os testes de dinamometria?
Conforme consta no edital publicado em 2011, os candidatos precisaram seguir as seguintes condutas para a execução do teste de dinamometria manual:
- posicionar-se em pé, com afastamento lateral das pernas, os braços ao longo do corpo, o punho e antebraço em posição de pronação, segurando o dinamômetro na linha do antebraço;
- uma vez na posição indicada, o candidato teve que realizar a maior tensão possível de flexão dos dedos, com a preensão da barra móvel do dinamômetro entre os dedos e a base do polegar;
Não foi permitida nenhuma movimentação do cotovelo e punho e o candidato teve três tentativas, sendo de contração máxima e que tiveram que ser realizadas de forma alternada, em cada uma das mãos, tendo como resultado a soma de ambas as mãos.
Já no teste de dinamometria dorsal, o candidato teve que seguir as seguintes regras:
- posicionar-se-á em pé sobre a plataforma do dinamômetro, deixando os joelhos completamente estendidos, o tronco levemente flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120 graus e a cabeça acompanhando o prolongamento do tronco com o olhar fixo à frente. A posição das mãos, quando segurando na alavanca do dinamômetro, teve que ser uma palmar e a outra dorsal.
- quando atingisse a posição, o professor de educação física solicitou a aplicação da maior força muscular possível nos músculos da região lombar, deixando-a ereta.
Não foi permitido inclinar-se para trás ou realizar qualquer movimento adicional com as pernas e com os braços, como flexão dos joelhos e/ou dos cotovelos, durante a realização das ações musculares de tração lombar.
Neste caso, o candidato teve direito a três tentativas com descanso de cinco minutos entre as execuções.
No teste de dinamometria escapular foi necessário que o candidato:
- se posicionasse em pé, com os pés afastados, tronco em posição anatômica, cabeça direcionada para frente, fixando o dinamômetro com as duas mãos ao mesmo tempo e os ombros abduzidos formando um ângulo de 90 graus. Ao segurar o dinamômetro, apoiar com todos os dedos, inclusive o polegar.
- na posição foi solicitado executar o movimento em explosão.
Não foi permitido movimentar o corpo tirando os pés da posição inicial ou deixar cair os ombros saindo do ângulo de 90 graus.
Neste caso, o candidato também teve três tentativas com descanso de cinco minutos entre as execuções.
É importante ressaltar que estas são algumas das atividades que foram cobradas no último edital publicado. Ainda não há confirmação de como será a etapa de teste físico no próximo concurso Correios.
As exigências da etapa de teste físico poderão variar ou não, conforme as diretrizes estabelecidas pela comissão organizadora da próxima seleção.