O texto da carta confirma que a Comissão de Valores Mobiliários enviou, em maio, um pedido para abrir 180 vagas em um novo concurso, mas ainda sem autorização.
O quadro da CVM, segundo a carta, já está apontando a existência de um agravamento de risco operacional das atividades de supervisão. A situação é provocada considerando as prováveis aposentadorias dos servidores já habilitados, além das exonerações sem reposição.
Leia também:
+ Com déficit de 30%, concurso CVM é prioridade para autarquia
A CVM visa preencher vagas em cargos de níveis médio e superior.
As oportunidades deverão ser destinadas à carreira de agente executivo, de nível médio, além de inspetores e analistas. A primeira exige o nível superior em qualquer curso, enquanto a segunda requer a graduação em área específica.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
CVM tem novo concurso solicitado em caráter de urgência
(Foto: Divulgação)
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Presidente da CVM evidencia necessidade de até 1.200 vagas
Com menos de 200 vagas previstas, o concurso CVM não deve ser capaz de completar, inicialmente, todo quadro de servidores da autarquia.
De acordo com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, João Pedro Nascimento, a CVM conta com cerca de 400 pessoas, incluindo movimentados e aqueles que estão no abono aposentadoria.
Mas, para que o trabalho adequado consiga ser feito, Nascimento ressaltou que seria preciso ter de duas a três vezes mais o número atual servidores, ou seja, aproximadamente 1.200 novos funcionários.
Como foi o último concurso CVM?
O último concurso CVM perdeu sua validade em 2014. Ou seja, desde então não são contratados novos servidores efetivos. E isso só poderá ser feito quando um novo edital for homologado.
Aberta em 2010, a seleção contou com 150 vagas para os cargos de inspetor, analista e agente executivo.
No caso de analista, as oportunidades foram distribuídas pelas seguintes especialidades: Contabilidade, Recursos Humanos, Arquivologia e Biblioteconomia.
A Esaf foi a banca organizadora e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!