Todas as carreiras serão destinadas a quem tem o nível superior completo. Ainda segundo a pasta, as vagas do concurso para a Polícia Científica serão para a sede, em Belém PA, além das demais coordenadorias de Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém.
O edital de abertura ainda não tem data definida para ser publicado, mas está confirmado para sair ainda este ano.
A próxima etapa será a escolha da banca organizadora, que ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas.
"Tratamos com a Seplad sobre a necessidade de um novo concurso, com objetivo de aumentar o nosso efetivo para todas as nossas unidades da Polícia Científica. A confirmação para o preenchimento das 246 vagas, entre os cargos de perito criminal, médico-legista e odontolegistas, mostra a boa disposição do Governo em atender essa demanda”, disse o diretor-geral da corporação, o perito criminal Celso Mascarenhas.
As vagas autorizadas e anunciadas pelo governo irão proporcionar um aumento previsto acima dos 80%, em relação ao atual efetivo.
“A importância desse efetivo será boa para segurança pública do Estado, já que o trabalho pericial produz laudos que são a prova técnica para elucidação de crimes. Se os números da violência estão diminuindo, a Polícia Científica tem participação e, com mais peritos, irá contribuir ainda mais”, afirmou Mascarenhas.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Polícia Científica do Pará tem novo concurso público confirmado e cargos revelados
(Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará)
O novo concurso para a Perícia do Pará foi anunciado ainda em 2022, mas não chegou a avançar. Agora, a expectativa é de que o edital saia nos próximos meses, conforme prevê o governo.
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Norte.
Último concurso da Polícia Científica PA ocorreu em 2019
O último concurso para a Polícia Científica do Pará foi realizado em 2019. Segundo o governo, já em dezembro de 2020 foram nomeados 87 novos servidores, o que representou um aumento de 25% em relação ao efetivo da época.
A seleção ficou sob organização da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, a Fadesp.
A oferta foi de 95 vagas, com chances em vários cargos. O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC/PA) trouxe chances efetivas em cargos dos níveis médio e superior.
O edital contou com os cargos de perito médico legista (34 vagas), perito criminal (50) e auxiliar técnico de perícias (11).
Os cargos de perito proporcionavam remuneração inicial de R$8.482,04, enquanto o auxiliar contava com um valor inicial de R$5.210,05.
Os valores eram compostos pelo vencimento base e outros ganhos como gratificação de escolaridade, dedicação exclusiva, risco de vida, tempo integral e pericia judiciária.
Especialidades do último concurso
No concurso anterior, cada cargo possuía oferta de vagas para várias áreas de formação. No caso do perito, era preciso comprovar a graduação e o auxiliar tinha como requisito o nível médio/técnico, sendo ambos na referida especialidade desejada.
Veja a seguir as especialidades
Perito Médico Legista
- Medicina - 26 vagas;
- Medicina Psiquiátrica - oito vagas.
Perito Criminal
- Administração - três vagas;
- Agronomia - duas vagas;
- Arquitetura e Urbanismo - uma vagas;
- Ciências Biológicas - duas vagas;
- Ciências Contábeis - três vagas;
- Engenharia Civil - três vagas;
- Engenharia Elétrica - quatro vagas;
- Engenharia Florestal - duas vagas;
- Engenharia Mecânica - cinco vagas;
- Engenharia Química - uma vagas;
- Engenharia Sanitária - uma vagas;
- Farmácia - oito vagas;
- Física - duas vagas;
- Geologia - uma vagas;
- Medicina Veterinária - três vagas;
- Odontologia - cinco vagas;
- Processamento de Dados - quatro vagas.
Auxiliar Técnico de Perícias
- Técnico de Enfermagem - seis vagas;
- Técnico de Laboratório - duas vagas;
- Técnico de Mecânica - duas vagas;
- Técnico de Radiologia - uma vagas.
Etapas
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção.
A primeira foi composta pela avaliação de conhecimentos, composta por provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, outras etapas foram aplicadas como exames médicos, prova de capacidade física, exame psicológico, investigação criminal e social, além de prova de títulos, sendo este último apenas para os cargos de nível superior.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!