Concurso Dataprev: ministra pede retirada de lista de privatização

Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos assina documento para retirada da Dataprev da lista de privatizações. Veja mais!

Autor:
Publicado em:06/04/2023 às 17:50
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

A empresa pública Dataprev deve sair da lista de privatizações federais.

Nesta quinta-feira, 6, foi publicado no Diário Oficial da União a Resolução CPPI nº 270, do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), que recomenda a exclusão da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) do PPI e a retirada do Programa Nacional de Desestatização .

"Na prática, a resolução assinada pela ministra da Gestão Esther Dweck e pelo presidente do Conselho do PPI, Rui Costa, pede a retirada da Dataprev da lista de privatizações do governo anterior, o que reforça o papel estratégico da empresa para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a publicação, o documento será enviado para aprovação do presidente", informa nota publicada pelo governo federal.

Dataprev prédio
Dataprev não realiza concurso desde 2016  (Foto: Divulgação) 

A Dataprev é uma entidade vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta comandada pela Ministra Esther Dweck.

A ministra reforça seu compromisso de coordenar os esforços dentro do governo para potencializar o uso sinérgico das empresas públicas de TI para melhorar a governança, sustentabilidade, privacidade, segurança dos dados e dos sistemas críticos da Administração Pública Federal.” 

“É cada vez mais clara a importância das empresas públicas de tecnologia da informação como guardiãs dos dados dos cidadãos e como apoiadoras na execução de políticas públicas. Por isso, eu e o ministro Rui Costa solicitamos ao presidente Lula a retirada da Dataprev da lista de privatizações, em que foi colocada na gestão passada. Vamos apoiar a Dataprev para que se mantenha forte e com mais capacidade para evitar todos os efeitos que aconteceram neste período de maior desmonte. Estaremos juntos neste desafio de continuar a transformação digital com o objetivo principal de ter uma sociedade mais justa, com mais inclusão digital”, destaca. 

Em seu Twitter, a ministra também se manifestou: 

"É cada vez + clara a importância das empresas públicas de tecnologia na guarda de dados dos cidadãos e no suporte à execução de políticas públicas. A @dataprev vai ter todo apoio para se manter forte e com + capacidade para apresentar soluções seguras".

Por se tratar de uma empresa pública a Dataprev realiza a contratação de funcionários através de concurso. Até o momento, não há informações sobre previsão e possibilidade de novo edital. 

Último concurso Dataprev foi em 2016

O último concurso Dataprev foi realizado em 2016 e homologado em 2017. O concurso teve prorrogações em 2019 e 2020 (sob tutela de urgência). 

Em 2021, em atendimento à decisão judicial proferida pelo processo nº 5011535-65.2020.4.02.5101, o processo foi novamente prorrogado até 28 de maio de 2022. 

Na época, foram recebidas  mais de 31 mil inscrições, que concorreram para a formação de cadastro reserva com 1.975 candidatos aprovados em ampla concorrência (AC).

As vagas foram de nível médio (auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho) e superior (analista diversas áreas, engenheiro de segurança do trabalho e médico)