Concurso Deap SC: convocações e novo edital esbarram na LC 173
Secretário da SAP SC, Leandro Lima, quer flexibilizar a LC 173 para convocar aprovados e liberar novos editais do concurso Deap SC. Entenda!
Autor:
Publicado em:06/05/2021 às 10:05
Atualizado em:06/05/2021 às 10:05
O secretário de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP), Leandro Lima, quer flexibilizar a Lei Complementar 173/2020. O objetivo é permitir a convocação dos aprovados no concurso Deap SC 2019 e até novos editais.
O apelo pela flexibilização foi feito na última terça-feira, 4, durante um ato em São Paulo, com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
Segundo a SAP SC, o secretário reforçou com o ministro a necessidade de flexibilizar a LC 173/2020. Segundo ele, a lei está impactando a contratação de novos servidores do Sistema Prisional, entre outras forças de Segurança.
"As forças de Segurança precisam realizar seus concursos públicos e as contratações. Não apenas preencher as vagas existentes, mas ocupar vagas novas, uma vez que o Sistema Prisional, por exemplo, não parou de receber presos durante a pandemia. De fato, precisamos fazer as contratações e abrir unidades. Esse é um pedido que faço em nome do Consej (Conselho Nacional de secretário da Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária)", reforçou o titular da pasta.
Pela regra, os concursos públicos podem ocorrer, mas apenas para a reposição de cargos vagos. Desta forma, cargos que foram criados não podem ser providos até dezembro deste ano.
Das 600 vagas oferecidas no último edital do concurso Deap SC 2019, a SAP SC chamou 327 aprovados até o momento. Com isso, ainda restam 273 candidatos aguardando suas convocações.
Concurso Deap SC ofereceu 600 vagas
Ao todo, o concurso do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina ofereceu 600 vagaspara o cargo de agente penitenciário (atual policial penal).
Do total de vagas, 480 foram destinadas ao sexo masculino e 120 para o sexo feminino. Para concorrer, era necessário ter o nível superior completo e carteira de habilitação na categoria B.
Os aprovados receberiam uma remuneração inicial de R$3.993,82 (somados salário base, gratificação fixa e auxílio alimentação). A jornada dos convocados é de 40 horas.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
A seleção teve a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) como banca organizadora. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas escritas, teste físico, avaliação psicológica, exame toxicológico investigação social e curso de formação.
Na prova objetiva foram cobradas 100 questões, com a seguinte distribuição: