O concurso Depen 2021 teve as provas suspensas. Exames aconteceriam neste domingo, 28. Confira comunicado.
Autor:
Publicado em:23/02/2021 às 15:19
Atualizado em:23/02/2021 às 15:19
O concurso Depen 2021 acaba de ter as provas suspensas. Os exames aconteceriam neste domingo, dia 28, mas não irão ocorrer em virtude da pandemia da Covid-19.
O comunicado acaba de ser publicado no site do Cebraspe, organizador. Veja a seguir!
A DIRETORA-GERAL DO DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN), em razão das medidas restritivas adotadas por alguns estados em decorrência da pandemia, torna públicos a suspensão do concurso público para o provimento de vagas nos cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e de Agente Federal de Execução Penal, bem como o adiamento das provas que seriam realizadas no dia 28 deste mês. Torna público, ainda, que o novo cronograma será divulgado oportunamente.
Esta é a terceira prova adiada esta semana. O motivo é o mesmo: o aumento dos casos de Covid-19 em todo o país.
Esta é a segunda suspensão do concurso Depen. A primeira ocorreu no ano passado no início da pandemia.
Novas datas serão divulgadas 'oportunamente'
No comunicado de suspensão das provas, o Cebraspe, banca organizadora do concurso Depen, informa que as novas datas do concurso serão divulgadas 'oportunamente'. Não há, portanto, no momento qualquer confirmação de retomada.
Isso deve acontecer quando os casos de Covid-19 voltarem a ter redução.
As provas objetivas e a prova discursiva do concurso Depen seriam realizadas no dia 28 de fevereiro de 2021, em dois turnos, em todas as capitais do país.
Na parte da manhã, seriam propostos os exames dos candidatos ao cargo de especialista. E no turno da tarde, os das carreiras de agente.
Os concorrentes teriam até 4 horas e 30 minutos para resolver 120 questões no estilo certo ou errado, já característico do Cebraspe.
Para a função de agente de execução penal a prova será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Já para os especialistas, o exame contará com 40 perguntas de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 30 de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
Na prova discursiva, os candidatos deverão elaborar uma Redação de, no máximo, 30 linhas. A avaliação será sobre o tema de Atualidades.
Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos do concurso Depen passarão pelas fases de exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; e investigação social. Todas essas referentes à primeira etapa do concurso.
A segunda etapa consistirá em um curso de formação profissional, a ser realizado pelo próprio Depen.
Resumo do concurso Depen
Órgão: Departamento Penitenciário Nacional
Vagas: 309
Cargos: agente federal de execução penal e especialista federal em assistência à execução penal