Concurso Detran AC terá oferta de 62 vagas e edital até junho
Novo concurso para o Detran do Acre terá 62 vagas temporárias para os níveis médio e superior. Edital deve ser publicado nos próximos meses!
Autor:
Publicado em:15/01/2021 às 15:25
Atualizado em:15/01/2021 às 15:25
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran AC) prepara novo concurso com 62 vagas temporárias para funções técnicas e operacionais. A oferta, divulgada pelo governo do Estado, será para ingresso de profissionais dos níveis médio e superior.
De acordo com o governo, o processo seletivo será realizado no primeiro semestre de 2021. O edital deve ser publicado no Diário Oficial do Acre (DOE) nos próximos meses.
As oportunidades do concurso Detran AC serão para os cargos de orientador de trânsito, técnico administrativo/vistoriador e examinador de trânsito. As vagas por escolaridade não foram divulgadas.
Tais postos serão distribuídos entre os municípios de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. O Detran já tem autorização para assinatura do contrato com a banca organizadora do concurso.
Depois dessa formalização, será contado o prazo de 120 dias para realização de todas as fases do procedimento. O Instituto Access foi o escolhido, no dia 12 de janeiro, como organizador da seleção. Com isso, será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas.
A estrutura do concurso Detran AC está definida. Todos os concorrentes serão avaliados, primeiro, por prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. Já para o cargo de vistoriador também será cobrada investigação social e criminal como critério de eliminação.
De acordo com o governo do Acre, a seleção irá atender a demanda provocada pela saída de servidores temporários, com o fim dos contratos resultantes de dois outros processos seletivos realizados pela autarquia em 2015 e 2018.
Em geral, as contratações são por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período uma única vez.
Inicie a preparação para o concurso Detran AC
Especialistas indicam que a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação do concurso. Por isso, não espero o editar ser publicado para começar seus estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, apostilas e questões comentadas.
Em 2018, o governo do Acre realizou um processo seletivo simplificado para contratação de profissionais de nível superior para o Detran. A oferta foi de 20 vagas temporárias para examinador de trânsito, distribuídas entre os municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, além da capital Rio Branco.
O cargo exigiu ensino superior, certificado de conclusão do curso de Instrutor de Trânsito, idade mínima de 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria "D".
Na época, a remuneração foi de R$2.130,25 para uma jornada de 40 horas de trabalho semanais. A seleção foi dividida em três fases: análise curricular, entrevista e investigação social e criminal.
Já em 2015, o Departamento Estadual de Trânsito abriu seleção com 80 vagas de nível médio para atender às necessidades temporárias para lotação nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
As oportunidades foram para cargos de orientador de trânsito (50), examinador de trânsito (15) e técnico administrativo - vistoriador (15). Do total de vagas abertas, 5% foram destinadas aos candidatos portadores de deficiência.
Os candidatos foram avaliados por meio de análise curricular, constituída de análise das informações sobre a experiência profissional específica na área de seleção, titulação, entrevista e investigação social e criminal para os cargos de Examinador de Trânsito e Agente Administrativo - Vistoriador.
As últimas provas escritas para ingresso no Detran AC foram realizadas em 2009, quando o Departamento realizou seu concurso para efetivos.
Com a organização da Fundação Cesgranrio, os candidatos passaram por etapa única: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Ao todo, foram cobradas 50 questões nas áreas de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito e Informática) e Conhecimentos Específicos. A exceção foi para o cargo de advogado, que também foi submetido a prova discursiva. Os concorrentes tiveram que responder a duas questões por escrito.