Concurso Detran DF: diretor-geral estima edital até 31 de julho

Em resposta à Folha Dirigida, diretor-geral do Detran DF revela que edital do novo concurso deve ser publicado até final de julho. Confira!

Autor:
Publicado em:25/07/2022 às 10:55
Atualizado em:25/07/2022 às 10:55

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Thiago Nascimento, espera publicar o edital do novo concurso Detran DF até o final de julho. O prazo foi passado por ele em resposta à reportagem da Folha Dirigida.

De acordo com o diretor-geral, a Secretaria de Economia já esclareceu os questionamentos da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e deve autorizar a publicação do edital. 

"A Secretaria de Economia saneou alguns questionamentos da PGDF e agora devem liberar o edital. Espero que até o final deste mês", disse Thiago Nascimento. 

A previsão era que o edital fosse divulgado na primeira semana de julho. Porém, as tratativas na contratação da banca organizadora atrasaram o prazo. 

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o contratado para organizar o novo concurso. Ele será responsável por receber as inscrições em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

Viaturas do Detran DF
Detran DF prepara novo concurso para ingresso de servidores
efetivos (Foto: Divulgação)

O concurso para o Detran DF terá oferta de 366 vagas efetivas. Desse total, 123 serão para contratação imediata e 243 para formação de cadastro de reserva. 

Segundo o Departamento de Trânsito, as oportunidades serão para ingresso nos cargos de técnico e analista em atividades de trânsito.

Concurso Detran DF: confira requisitos e salários dos cargos 

A distribuição das oportunidades do concurso será a seguinte:

  • Técnico em Atividades de Trânsito: 89 vagas imediatas; e
  • Analista em Atividades de Trânsito: 34 vagas imediatas.

As demais chances serão para formação de um cadastro de reserva, que poderá ser preenchido durante toda a validade da seleção.

A carreira de técnico tem como requisito o ensino médio e oferece remuneração inicial de R$4.650. Já para analista é preciso ter o ensino superior completo. Os salários, nesse caso, são de R$.437,50. 

Conforme informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal, há previsão orçamentária de acréscimo no quadro de funcionários do órgão ainda para o orçamento de 2022.

Também está previsto um segundo concurso, com vagas para especialista e agente. Ele foi solicitado ainda durante a antiga gestão, mas não tem data prevista para ser aberto.

Último concurso Detran DF ocorreu há 11 anos

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal não realiza novos concursos há 11 anos. Por isso, não tem como repor a carência de servidores efetivos. 

O último edital para ingresso no órgão, publicado em 2011, trouxe a oferta de 100 vagas para o cargo de agente de trânsito.

Na época, a Fundação Universa foi a banca organizadora. 

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e teste de aptidão física - tendo caráter eliminatório e classificatório.