Concurso DPE PA de defensor tem parcial de 2,1 mil inscritos
De acordo com o defensor públuco-geral, João Ledó, o concurso DPE PA de defensor já soma 2.101 inscritos para três regiões. Veja mais!
Autor:
Publicado em:08/09/2021 às 16:16
Atualizado em:08/09/2021 às 16:16
Com inscrições abertas até outubro, o concurso DPE PA de defensor já começou a receber uma boa procura por parte dos candidatos. Em duas semanas e meia de prazo aberto, a seleção já recebeu mais de 2 mil candidaturas.
A informação foi confirmada pelo defensor público-geral, João Paulo Ledó. Pelas redes sociais, ele informou que já são 2.101 inscritos no concurso de 2021.
"Já são 2.101 inscritos nos municípios de Santarém, Marabá e Belém", disse Ledó.V
Vale lembrar que as inscrições do concurso DPE PA de defensor vão até o dia 4 de outubro. Os cadastros são aceitos pelo site do Cebraspe, o organizador. Os cadastros devem estar com dados corretos, completos e atualizados.
Em seguida, o concorrente deverá imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de R$207,52. O prazo para pagamento será até 25 de outubro para todos os candidatos.
Além disso, é possível pedir isenção. O prazo vai vigorar durante todo o período de inscrição. Podem pedir a isenção candidatos amparados pela Lei Estadual nº 6.988/2007 ou inscritos no CadÚnico.
Concurso DPE PA aplicará provas em dezembro
Todos os candidatos ao cargo de defensor serão avaliados por meio de provas escritas. As primeiras avaliações serão realizadas no dia 4 de dezembro. Os candidatos poderão consultar os locais a partir do dia 22 de novembro deste ano.
Na prova objetiva, o candidato responderá a 100 questões, sendo esta a primeira etapa do concurso, com caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos responderão a diversas disciplinas, sendo elas:
Direito Constitucional;
Direito Civil;
Direito Penal;
Direito Processual Civil;
Direito Processual Penal;
Direito de Execução Penal;
Criminologia;
Direito Administrativo;
Direito Previdenciário;
Direito da Criança e Adolescente;
Direito Tributário;
Direito Agrário;
Direito Ambiental e Urbanístico;
Direitos Humanos;
Direitos Difusos e Coletivos;
Direito do Consumidor;
Direito Institucional – Princípios e
Atribuições Funcionais da Defensoria Pública. Da Organização da Defensoria Pública.
Vale destacar que essas mesmas disciplinas serão usadas para as duas próximas etapas, que serão compostas por provas prático-discursivas. Serão aplicadas cinco questões discursivas e uma peça técnica. Serão realizadas ainda outras três fases finais, sendo:
Prova de tribuna;
Prova de sustentação oral; e
Avaliação de títulos.
Concurso DPE PA: o que é preciso para concorrer?
Publicado em 13 de agosto, o edital de defensor do concurso DPE PA soma 100 vagas, sendo apenas dez delas imediatas e com salário de R$20.565,34. As demais 90 vagas foram confirmadas pela defensoria e pelo defensor público-geral, João Paulo Ledó.
Essas serão ofertadas por meio de um cadastro de reserva, podendo ser preenchidas durante todo o prazo de validade.
Para concorrer ao concurso DPE PA é preciso ter diploma de bacharel em Direito. Além disso, também será necessário o registro Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de três anos de atividade jurídica após o bacharelado.
Das vagas imediatas, são:
cinco para ampla concorrência;
uma para deficientes;
duas para negros;
uma para quilombolas; e
uma para indígenas.
O prazo de validade do concurso DPE PA será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Quer ser aprovado em concursos?
Você quer ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!
Aqui, você encontra:
► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...