O próximo concurso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP) será para ingresso nos cargos de oficial e agente. Folha Dirigida teve acesso nesta terça-feira, 11, ao projeto básico da seleção, que funciona como um espelho para o edital.
O documento traz informações sobre vagas, lotação, estrutura de provas. A oferta será de 20 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para cargos dos níveis médio e superior. Confira os detalhes de cada um a seguir:
Oficial de Defensoria Pública:
- Vagas: 20 imediatas mais formação de cadastro de reserva;
- Requisitos: ensino médio completo;
- Remuneração inicial: R$3.560,33;
- Etapas do concurso: prova objetiva com 70 questões.
As vagas serão disponibilizadas perante as unidades da Defensoria no Estado de São Paulo conforme a necessidade dos serviços, e a escolha das vagas dar-se-á por ordem de classificação no concurso.
As unidades regionais da DPE SP são: Capital; Guarulhos; Mogi das Cruzes; Osasco; Grande ABCD; Araçatuba; Bauru; · Campinas; Jundiaí; Marília; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; · Santos; São Carlos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; Sorocaba; Taubaté; Vale do Ribeira.
Serão considerados aprovados os 150 primeiros candidatos da lista de inscritos para capital e 100 para as demais regionais.
Agente de Defensoria Pública:
- Vagas: apenas para formação de cadastro de reserva;
- Requisitos: nível superior em uma das seguintes áreas: Administrador; Analista de Suporte; Arquiteto; Assistente Social; Biblioteconomista; Cientista Social; Comunicação Social; Desenhista Industrial; Engenheiro de Redes; Engenheiro Mecânico; Engenheiro de Telecomunicação; Estatístico; Pedagogo; Programador; Psicólogo; Relações públicas; Secretário Executivo.
- Remuneração inicial: R$7.532,39;
- Etapas do concurso: prova objetiva com 70 questões e prova dissertativa (redação).
A lotação será na capital São Paulo. Serão aprovados os 50 primeiros candidatos das especialidades Psicólogo e Assistente Social e os 30 primeiros das demais especialidades, que obtiverem as melhores notas na prova objetiva.
Confira o projeto básico na íntegra:
Concurso DPE SP: veja como serão as provas
As provas objetivas do concurso DPE SP terão a seguinte estrutura:
Oficial de Defensoria Pública:
- Conhecimentos Gerais: 40 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, e Informática;
- Conhecimentos Básicos: 30 questões sobre conhecimentos Jurídicos e Institucionais.
Agente de Defensoria Pública:
- Conhecimentos Gerais: 40 questões distribuídas entre as disciplinas de e Língua Portuguesa, Informática, Matemática e Raciocínio Lógico e Conhecimentos Jurídicos e Institucionais;
- Conhecimentos Específicos: 30 questões de acordo com a área de formação.
Somente para o cargo de agente também será cobrada uma prova discursiva. Essa etapa consistirá em uma redação em Língua Portuguesa.
As provas serão realizadas no mesmo turno para os dois cargos. Para oficial, as avaliações serão na capital e nas cidades das unidades regionais da DPE SP. Já para agente, os exames serão apenas na capital.
A Fundação Vunesp foi contratada como a banca organizadora da seleção. Ela será a responsável por receber as inscrições em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.
Os prazos para o edital e provas ainda não foram divulgados. No entanto, como os preparativos estão avançados, a estimativa é que o concurso seja aberto em breve.
DPE SP também prepara concurso para defensores
Além de cargos da área de apoio, a Defensoria Pública de São Paulo prepara concurso para defensores públicos. Serão ofertadas 70 vagas para graduados em Direito.
Recentemente, a oferta foi ampliada e ainda poderá contar com a formação de um cadastro de reserva para preencher as eventuais vacâncias que vierem a surgir no decorrer do prazo de validade do concurso.
Em março, o novo concurso DPE SP foi aprovado pelo Conselho Superior e anunciado oficialmente pelo órgão. A informação foi confirmada pela própria defensoria à reportagem da Folha Dirigida.
Logo em seguida, no mês de maio, a banca examinadora foi anunciada e formada.