Concurso Emater PR: CCJ aprova adequações de carreiras e cargos

Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a criação do quadro próprio, que permite concurso Emater PR.

Autor:
Publicado em:14/06/2022 às 12:25
Atualizado em:14/06/2022 às 12:25

O próximo concurso Emater PR poderá contar com vagas já para o quadro próprio estatutário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater).

Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, no último dia 7, adequações das carreiras, cargos e vencimentos dos servidores públicos na estrutura organizacional da autarquia.

O projeto foi aprovado na forma de uma emenda modificativa proposta pelo relator, deputado Tiago Amaral. Conforme o documento, o quadro estatutário do órgão será composto pela carreira de desenvolvimento rural, constituída por cinco cargos públicos de provimento efetivo, sendo eles:

  • profissional auxiliar;
  • profissional administrativo;
  • profissional técnico especializado;
  • profissional graduação superior; e
  • profissional pesquisador.

O projeto determina ainda que a carreira seja estruturada para cada cargo em três classes compostas por 15 referências salariais contínuas, em ordem de valores crescentes.

"O ingresso neste quadro se dará exclusivamente pela aprovação em concurso público, observada a escolaridade e exigências estabelecidas pelo projeto", disse a Assembleia Legislativa.

Na justificativa da matéria, o governo lembrou que, em 2019, ocorreu a incorporação do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná pelo Instituto Agronômico do Paraná, recebendo a denominação de Instituto de Desenvolvimento Rural.

Com isso, a nova instituição incorporou os quadros de pessoal dos antigos órgãos. De acordo com o Executivo, os cargos ocupados por funcionários celetistas serão extintos ao vagar, justificando a criação do quadro próprio estatutário.

“Essa unificação se faz necessária, portanto, tendo em vista que as citadas leis preveem procedimentos e tratamentos diferentes para servidores de igual formação, com desempenho de mesmas funções e que agora desempenham suas funções na mesma autarquia", disse o governo.

Próximo concurso Emater PR poderá contar com vagas para o quadro próprio (Foto: Divulgação)
Próximo concurso Emater PR poderá contar com
vagas para o quadro próprio (Foto: Divulgação)

Veja detalhes do último concurso Emater PR

Realizado em 2014, o último concurso Emater PR contou com 400 vagas, na época para o então Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Para a carreira de profissional de extensão rural (293), as vagas foram distribuídas pelas funções de assistente social (36), economista doméstico (20), engenheiro-agrônomo (151), de alimentos (seis), de pesca (quatro), de segurança do trabalho (uma) e florestal (sete), além de médico veterinário (37) e zootecnista (31).

Já para o cargo de técnico de extensão rural (107), as oportunidades foram para atuação como extensionista especializado, em diversas cidades do estado do Paraná. Conforme o cargo, foi preciso apresentar o nível médio, técnico ou superior na área da vaga pretendida.

A remuneração aos aprovados variou entre R$2.152,87 e R$ 5.382,19, para jornada de 40 horas. Com a organização da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL), os candidatos foram avaliados por meio provas objetivas, contendo questões de:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Gerais (ECA, Informática e Atualidades); e
  • Conhecimentos Específicos.