'Precisamos fazer um novo concurso Embrapa', diz presidente
Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária disse que o concurso Embrapa está no radar e deve avançar com a próxima diretoria.
Autor:
Publicado em:17/04/2023 às 14:52
Atualizado em:17/04/2023 às 14:52
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária revelou que é preciso acontecer um concurso Embrapa e sinalizou que há estudos sendo realizados neste sentido.
Em entrevista ao CB.Agro, programa do Correio Braziliense com a TV Brasília, o presidente da empresa, Celso Moretti, falou sobre a necessidade de contratação de pessoal:
“Nós precisamos, sim, fazer um novo concurso. Nós já estamos estudando e a próxima diretoria que vai assumir deve tocar esse processo à frente, para contratos, estratégicas para o agro brasileiro, para a agricultura brasileira, para pesquisa, para o desenvolvimento. Então, isso já está sendo discutido”, disse.
Portanto, os preparativos para a realização do concurso devem ser tocados pela próxima diretoria. O diretor, no entanto, não revelou prazos para a publicação do edital.
Servidores deixaram a Embrapa após programa de demissão
De acordo com o presidente, diversos fatores têm causado impacto na redução do quadro de profissionais da Embrapa nos últimos anos. Segundo ele, um deles é o fator competitividade de mercado, em que são feitas propostas do exterior e os funcionários acabam deixando a empresa.
Por mais que a Embrapa invista em treinamento, capacitação e desenvolvimento, é inevitável a saída dessas pessoas para fora do país.
Partindo dessa premissa, o presidente enfatiza a importância da nova gestão já pensar em um novo processo de seleção, que ocorre através de concurso público. O último, inclusive, já tem quase dez anos, segundo a Embrapa.
Além disso, a empresa pública revela um fator crucial para a defasagem no seu quadro de pessoal: há quatro anos um programa de demissão incentivada resultou na demissão de 1.180 pessoas.
"O governo federal precisa acordar para que seja autorizado esse concurso, para que a Embrapa possa prover seus quadros com profissionais do mais alto padrão técnico e científico. Este é um grito de alerta. Temos conversado com vários pesquisadores da empresa e há um brado, há um grito para que esse problema seja resolvido o mais rapidamente possível, porque estamos perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional", disse Rodrigues.
Em julho do mesmo ano, uma portaria publicada no Diário Oficial da União anunciou o novo limite de pessoal do concurso Embrapa. Aa empresa tem fixado no seu quadro de pessoal 8.934 vagas, entre permanentes e temporários.
Quando foi o último concurso da Embrapa?
O último concurso da Embrapa foi realizado em 2009, quando foram oferecidas 680 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A seleção já está encerrada e, mais de dez anos depois, não há mais cadastro de reserva válido que permite novas convocações.