Falta pouco para a publicação do edital do concurso EPE. Como adiantado pela Empresa de Pesquisa Energética, o documento será publicado nesta primeira quinzena, ou seja, até o próximo dia 15 de janeiro.
No entanto, mais uma informação foi confirmada, com exclusividade à Folha Dirigida, nesta quinta-feira, 6. Segundo a empresa, todas as vagas oferecidas serão para atuação na cidade do Rio de Janeiro, no escritório central da EPE.
O concurso terá a organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca já contratada. Segundo a EPE, serão abertas 17 vagas mais formação para o cadastro de reserva.
Todos os cargos a serem contemplados terão o nível superior como requisito, sendo eles:
- analista de gestão corporativa; e
- analista de pesquisa energética.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Veja quais áreas podem ser contempladas
Além das carreiras, o concurso EPE deve contemplar diversas áreas. Segundo a empresa, os postos de analistas podem contar com vagas nas seguintes especialidades:
- Jurídica
- Contabilidade
- Finanças e Orçamento
- Recursos Humanos
- Tecnologia da Informação
- Administração Geral
- Economia de Energia e Recursos Energéticos
- Planejamento da Geração de Energia e Projetos da Geração de Energia
- Transmissão de Energia
- Meio Ambiente (Desenvolvimento, Regional/Socioeconomia, Geoprocessamento/Meio Físico, Ecologia, Emissão e Efluentes, Análises Ambientais e Recursos Hídricos)
- Petróleo/Exploração e Produção
- Petróleo/Abastecimento e Gás
- Bioenergia.
Esses profissionais têm ganhos iniciais de R$11.505,45, além do direito ao auxílio-transporte e a benefícios, sendo eles: auxílio-refeição, assistência médica, auxílio creche, vale-cultura, exame periódico e previdência privada.
(Foto: Pixabay)
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Empresa de Pesquisa Energética
- Cargos: analista de gestão corporativa e analista de pesquisa energética
- Vagas: 17 mais cadastro reserva
- Requisitos: nível superior
- Remuneração: R$11.505,45
- Banca: FGV
- Edital: janeiro de 2022
Último concurso EPE completa 8 anos
O último concurso da Empresa de Pesquisa Energética foi realizado em 2014. Na época, foram oferecidas 343 vagas em cadastro de reserva, nos cargos de níveis médio e superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, com questões de acordo com o cargo pretendido. Os concorrentes ao posto de assistente, por exemplo, responderam a perguntas de Língua Portuguesa (dez), Língua Inglesa (dez), Noções de Informática (dez) e Matemática (dez).
Já os candidatos ao cargo de analista responderam a questões de Português (dez questões), Inglês (dez) e Conhecimentos Específicos (40). A exceção foi a função de analista de gestão corporativa, que teve uma prova com dez itens de Noções de Administração Pública.
O concurso EPE 2014 teve validade de oito meses prorrogáveis por igual período. O prazo encerrou em outubro de 2015.













